Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Com expectativa por MP, Aneel adia análise de reajuste no Amapá

Publicado 12.12.2023, 13:10
Atualizado 12.12.2023, 14:11
© Reuters.  Com expectativa por MP, Aneel adia análise de reajuste no Amapá

A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) suspendeu nesta 3ª feira (12.dez.2023) a análise do reajuste extraordinário das tarifas da CEA Equatorial (BVMF:EQTL3), distribuidora de energia do Amapá. O aumento médio, proposto inicialmente em 44%, foi recalculado pela área técnica da agência para 34% após a fase de consulta pública.

O adiamento se dá na expectativa da edição de uma MP (medida provisória) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para atenuar os efeitos do reajuste. A proposta provocou uma pressão de políticos do Estado sob o Planalto. É esperado que o anúncio seja feito na próxima 2ª feira (18.dez) em visita de Lula ao Amapá.

O relator do tema na Aneel, Fernado Mosna, afirmou que se reuniu na 2ª feira (11.dez) com representantes do Ministério de Minas e Energia que asseguraram a publicação da MP e pediram que a agência aguardasse o texto para um correto cálculo da tarifa. O teor da medida, no entanto, não foi anunciado.

Mosna votou para que as atuais tarifas da CEA Equatorial fossem prorrogadas por mais 45 dias para aguardar a MP, adiando uma decisão final sobre o tema. No entanto, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, pediu vista do processo, o que na prática também resulta no adiamento da análise por tempo indeterminado.

Pela proposta atual da Aneel, reformulada pela área técnica, o reajuste seria assim:

  • Efeito médio ao consumidor: 34,54%;
  • Alta tensão: 38,08%;
  • Baixa tensão: 33,53%.

Tanto o adiamento como a promessa do governo são uma vitória de políticos do Amapá com forte influência em Brasília, como os senadores Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), além do ministro de Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldéz Goes (PDT). Eles vinham cobrando uma ação de Lula contra o aumento, considerado abusivo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

REAJUSTE EM OUTROS ESTADOS

Na reunião desta 3ª feira, a diretoria da Aneel aprovou a revisão tarifária de outras 2 distribuidoras da região Norte: Acre e Rondônia. Ambos são atendidos por empresas do Grupo Energisa (BVMF:ENGI11).

Os novos índices começarão a ser aplicados na 4ª feira (13.dez). Eis os valores aprovados:

Energisa Acre

  • Efeito médio: 14,52%;
  • Alta tensão: 18,47%;
  • Baixa tensão: 13,63%.

Energisa Rondônia

  • Efeito médio: 9,98%;
  • Alta tensão: 13,31%;
  • Baixa tensão: 9,09%.

Leia mais em Poder360

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.