Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Demanda mundial por petróleo, gás e carvão atingirá seu pico em 2030, diz IEA

Publicado 24.10.2023, 08:52
Atualizado 24.10.2023, 08:55
© Reuters. Vista geral da central eléctrica a carvão Emile Huchet GazelEnergie em Carling, França
12/06/2023
REUTERS/Yves Herman

Por Alex Lawler

LONDRES (Reuters) - A demanda mundial por combustíveis fósseis deverá atingir seu pico em 2030, à medida que mais carros elétricos entrem em circulação e a economia da China cresça mais lentamente e mude para uma energia mais limpa, afirmou a Agência Internacional de Energia.

A expectativa, indicou a IEA (na sigla em inglês), enfraquece a justificativa para qualquer aumento nos investimentos nesses setores.

O relatório da IEA, que presta consultoria aos países industrializados, contrasta com a opinião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que considera que a demanda por petróleo aumentará muito depois de 2030, exigindo trilhões em novos investimentos no setor petrolífero.

Em seu relatório anual World Energy Outlook (Perspectivas Energéticas Mundiais), divulgado na terça-feira, a IEA afirmou que os picos de demanda de petróleo, gás natural e carvão são visíveis nesta década em seu cenário baseado nas políticas atuais dos governos -- a primeira vez que isso acontece.

"A transição para a energia limpa está acontecendo em todo o mundo e é imparável. Não é uma questão de 'se', é apenas uma questão de 'quando' -- e quanto mais cedo, melhor para todos nós", disse o diretor-executivo da IEA, Fatih Birol.

"Governos, empresas e investidores precisam apoiar as transições de energia limpa em vez de dificultá-las."

Um gráfico no relatório da agência mostrou que a demanda mundial pelos três combustíveis fósseis atingirá seu pico até 2030.

Enquanto o uso de carvão entra em um declínio acentuado após 2030, o uso de gás e petróleo permanece próximo ao nível de pico nas próximas duas décadas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Ainda assim, a IEA também disse que, na situação atual, a demanda por combustíveis fósseis deverá permanecer alta demais para manter dentro do alcance a meta do Acordo de Paris de limitar o aumento da temperatura média global a 1,5 grau Celsius.

"Isso corre o risco não apenas de piorar os impactos climáticos após um ano de calor recorde, mas também de minar a segurança do sistema de energia, que foi construído para um mundo mais frio com menos eventos climáticos extremos", disse a agência em um comunicado.

MUDANÇAS NO PAPEL DA CHINA

Até 2030, a IEA espera que haja quase dez vezes mais carros elétricos nas ruas de todo o mundo e citou as políticas de apoio à energia limpa nos principais mercados como um fator de peso para a futura demanda de combustíveis fósseis.

Por exemplo, a IEA agora espera que 50% dos novos registros de carros nos EUA sejam elétricos em 2030, em comparação com 12% em sua perspectiva de dois anos atrás, em grande parte como resultado da Lei de Redução da Inflação dos EUA.

A IEA também considera que o papel da China como principal fonte de crescimento da demanda de energia está mudando.

Embora a China tenha sido responsável, na última década, por quase dois terços do aumento do uso global de petróleo, o ímpeto por trás de seu crescimento econômico está diminuindo e o país é uma "potência de energia limpa", disse o relatório, acrescentando que mais da metade das vendas globais de veículos elétricos em 2022 foram feitas na China.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A IEA disse que a chave para uma transição ordenada é aumentar o investimento em todos os aspectos de um sistema de energia limpa, e não em combustíveis fósseis.

"O fim da era de crescimento para os combustíveis fósseis não significa o fim do investimento em combustíveis fósseis, mas reduz a justificativa para qualquer aumento nos gastos", disse o relatório.

No início deste mês, um relatório da Opep afirmou que os apelos para interromper os investimentos em novos projetos de petróleo eram "equivocados" e "poderiam levar ao caos energético e econômico".

Últimos comentários

Claro, claro... a agenda 2030 esta ai para garantir isso né.
Os articulistas deveriam ser mais concisos nas suas opiniões para que os leitores pudessem aproveitar melhor um
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.