Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

"Diga adeus ao diesel": Índia adverte montadoras sobre impostos mais altos na luta contra poluição

Publicado 12.09.2023, 12:15
Atualizado 12.09.2023, 12:20
© Reuters. Funcionário abastece carro com diesel em posto de Calcutá
18/01/2012
REUTERS/Rupak De Chowdhuri

Por Aditi Shah e Tanvi Mehta

NOVA DÉLHI (Reuters) - O ministro do Transporte Rodoviário da Índia, Nitin Gadkari, disse nesta terça-feira que irá propor um imposto adicional de 10% sobre os veículos a diesel e alertou as montadoras sobre a imposição de taxas ainda mais altas para forçá-las a abandonar os motores a diesel e reduzir as emissões de poluentes.

Gadkari fez os comentários na conferência anual da Sociedade Indiana de Fabricantes de Automóveis (SIAM, na sigla em inglês) em Nova Délhi, onde se reuniram executivos da Tata Motors, Mahindra, Maruti Suzuki e montadoras estrangeiras como Mercedes e Volkswagen (ETR:VOWG).

Ele disse que solicitará ao Ministério das Finanças, ainda nesta terça-feira, um imposto sobre bens e serviços "adicional de 10%" sobre os veículos a diesel para enfrentar os problemas relacionados à poluição. Atualmente, a Índia impõe um imposto de 28,% e o chamado "tributo" adicional é cobrado dependendo da capacidade do motor dos veículos.

"Digam adeus ao diesel logo, caso contrário, aumentaremos tanto os impostos que será difícil para vocês venderem esses veículos", disse Gadkari na conferência.

"Temos que abandonar a gasolina e o diesel em breve e trilhar o novo caminho de sermos livres de poluição... Deve haver uma diversificação (por parte das empresas) o mais rápido possível", disse ele em um aviso aos fabricantes de automóveis.

Os comentários de Gadkari provocaram uma discussão generalizada entre os executivos do setor automotivo na conferência de Délhi, com alguns descrevendo a medida à Reuters como um anúncio "bombástico".

O diretor administrativo da Mercedes Índia, Santosh Iyer, disse que muitos clientes ainda preferem veículos a diesel e que qualquer mudança nas políticas tributárias levará a uma mudança na "estratégia de portfólio" das montadoras.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Precisaremos de seis meses ou mais para mudar nossos processos de planejamento de produção, mas sempre podemos variar e mudar com base na demanda", disse ele.

As ações das montadoras Mahindra, Tata e da Ashok Leyland, caíram entre 2,2% e 2,5%.

O Ministério das Finanças não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Nos últimos anos, a Índia promoveu as vendas de veículos elétricos com incentivos fiscais, embora menos de 2% dos quase 4 milhões de carros vendidos na Índia no último ano fiscal fossem elétricos. O governo disse que quer que veículos elétricos representem 30% do total de vendas de carros até 2030.

O número de veículos a diesel no terceiro maior mercado de automóveis do mundo caiu de 50% para 18% há uma década, disse Gadkari, alertando que, assim como a Índia aprovou normas mais rígidas de emissão de combustível contra a oposição do setor, ela também aumentará os impostos para eliminar os veículos a diesel.

(Reportagem de Aditi Shah, Tanvi Mehta, Aditya Kalra e Hritam Mukherjee)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.