Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Expansão agrícola e incêndios colocam Bolívia no 3º lugar em perda de florestas

Publicado 28.06.2023, 13:24
© Reuters. Vista de floresta queimada na Área de Conservação Ecológica da Nação Guarani Nembi Guasu na região de Charagua, uma área onde incêndios florestais destruíram hectares de floresta, em Charagua, Bolívia
23/08/2019
REUTERS/David Mercado
NG
-
ZS
-

Por Lucinda Elliott

MONTEVIDÉU (Reuters) - A perda de florestas na Bolívia acelerou cerca de um terço no ano passado, com os desmatamentos no país sendo superados apenas por Brasil e República Democrática do Congo, mostrou um relatório de um projeto de monitoramento florestal, responsabilizando a expansão agrícola e os incêndios.

A Bolívia perdeu cerca de 3.860 quilômetros quadrados de floresta primária em 2022, de acordo com o Global Forest Watch.

O país, um dos poucos que há dois anos se absteve de assinar uma promessa de desmatamento zero até 2030, está apoiando o setor agrícola como um importante impulsionador econômico para compensar a diminuição da produção e exportação de gás natural.

Grandes áreas foram desmatadas para fazendas de soja e carne, principalmente nas regiões baixas de Santa Cruz e Beni, parte da Amazônia boliviana, um importante ecossistema para armazenar carbono, gerar chuvas e combater os efeitos das mudanças climáticas.

“O cenário não é bom, menos florestas significam que nosso microclima está mudando”, disse Marlene Quintanilla, diretora de investigações da Fundação Amigos da Natureza (FAN).

O governo da Bolívia, pressionado pelo declínio das receitas de exportação e pela queda das reservas internacionais, tem lançado incentivos para desenvolver terras de pastagem. Especialistas dizem que poucas multas são emitidas para desmatamentos ilegais.

Até 2025, o governo quer 30.000 quilômetros quadrados a mais de terras cultivadas e pretende quase dobrar o rebanho bovino para 18 milhões. Atualmente, menos de 10% do território boliviano, cerca de 80.000 km², está desmatado, sendo a metade destinada à agricultura intensiva.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Incêndios, alguns ligados ao desmatamento, também desempenharam um papel importante na perda de florestas nos últimos anos, disse o relatório do Global Forest Watch. A urbanização, a infraestrutura rodoviária e a mineração são outros fatores menores do desmatamento.

Últimos comentários

É meu povo, a agenda ambiental tá a todo vapor... agenda 2030... o interessante é que quando pega fogo nas  florestas da America do Norte, na Europa, especificamente na Alemanha ou na França, NINGUÉM FALA NADA !!! Me lembro de alguém que disse para um Zé ninguém da França que o país dele não conseguiu apagar o incêndio que ocorreu  em uma igreja em uma quadra de tamanho, mas querem que os outros países apaguem incêndios ou acabem com o desmatamento para expansão agrícola, para produzir comida para eles também... Sem esta expansão o saco da soja estaria 300 a do milho 180 o trigo 230... é  vamos para com o desmatamento e com os incêndios nas florestas maiores que estes países pequeninos...!!!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.