Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Futuro do suprimento de gás é chave para interessados em térmicas da Petrobras

Publicado 17.06.2015, 18:13
Futuro do suprimento de gás é chave para interessados em térmicas da Petrobras
PBR
-
CGAS5
-

SÃO PAULO (Reuters) - Existem investidores no Brasil e exterior interessados em adquirir as termelétricas que deverão ser oferecidas dentro do plano de desinvestimentos da Petrobras (SA:PETR4), mas as empresas estão preocupadas com o futuro suprimento de gás para essas usinas, parte das quais hoje dependem de importações da Bolívia e contratos a preços abaixo de mercado com a petroleira.

"Para vender qualquer térmica para o mercado, a previsibilidade do que acontecerá com o suprimento de gás é fundamental. Ninguém vai colocar alguns milhões nessas usinas sem ter uma boa ideia do que vai acontecer nos próximos anos", disse o diretor da Comgás (SA:CGAS5), Carlos Eduardo Brescia, durante evento em São Paulo.

A Petrobras tem um plano de desinvestimentos de até 13,7 bilhões de dólares em 2015 e 2016, no qual 40 por cento devem ser obtidos pela área de Gás & Energia.

Brescia ainda manifestou dúvidas sobre o fornecimento de gás ao Brasil pela Bolívia, cujo contrato se encerra em 2019.

Contratos do Programa de Priorização de Termelétricas (PPT), da Petrobras, fechados no contexto da crise de energia de 2001 para viabilizar termelétricas e ampliar a oferta, também são dúvidas.

"Esses contratos não têm preços (no patamar dos) praticados no mercado e tampouco têm a lógica (adotada nos contratos) das novas térmicas que estão sendo licitadas em leilões", disse o diretor da consultoria Gas Energy, Ricardo Pinto.

Eventuais negócios eventualmente teriam que garantir o fornecimento a preços razoáveis.

"Não está claro se a Petrobras continuaria atendendo (as usinas), por quanto tempo, e por que preço", afirmou Pinto.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Segundo ele, o interessado em um ativo desse tipo, em contexto em que o país precisa de geração térmica, poderia estar disposto a buscar uma alternativa, como o GNL no exterior.

"Mas isso vai depender dos preços do ativo e dos custos de logística para ver se será um bom negócio."

(Por Luciano Costa de Paula)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.