🔮 Melhor do que Buffett? Nosso Preço-Justo achou essa joia com +42% 5 meses antes deleLibere o preço-justo

GM avança ainda mais no setor de mineração com investimento em lítio da EnergyX

Publicado 11.04.2023, 11:33
Atualizado 11.04.2023, 11:41
© Reuters
GM
-
RIO
-
TIOc1
-

Por Ernest Scheyder

(Reuters) - A General Motors (NYSE:GM) anunciará nesta terça-feira um investimento na startup de tecnologia de lítio EnergyX, no mais recente acordo da gigante automotiva para garantir fornecimento de longo prazo do metal utilizado na fabricação de baterias para veículos elétricos.

O esforço global das montadoras para eletrificar suas frotas tem provocado uma corrida por suprimentos estáveis de lítio, cobre, níquel e outros minerais cruciais. A demanda deve superar a oferta até o final da década, alimentando o interesse em novos métodos de produção.

A empresa privada EnergyX é uma das várias que estão desenvolvendo tecnologias de extração direta de lítio (DLE) até agora ainda não testadas, que podem ajudar a GM a filtrar o metal para seus pacotes de baterias Ultium de alguns tipos de salmoura que têm sido amplamente ignorados pela indústria de mineração em favor de lagoas de evaporação e minas a céu aberto.

Os depósitos de salmoura são essencialmente águas saturadas de sal encontradas em todo o mundo. Muitos têm grande quantidade de lítio, cálcio e outros minerais, e as tecnologias DLE visam separar o lítio e deixar o restante.

Como parte do investimento, os cientistas da GM trabalharão para ajudar a EnergyX a comercializar a tecnologia DLE, tentando ter sucesso onde ela, as rivais Rio Tinto (LON:RIO), Lilac Solutions, apoiada pela BMW, e outras falharam até agora.

A montadora planeja liderar uma rodada de captação na Série B no valor de 50 milhões de dólares para a EnergyX e ajudar a financiar as futuras expansões da companhia na América do Norte e do Sul.

A GM, que se recusou a dizer quanto da rodada na Série B está financiando, terá o direito de preferência na compra de lítio oriundo de qualquer projeto que a EnergyX desenvolva.

(Reportagem de Ernest Scheyder)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.