⌛ Perdeu a alta de 13% da ProPicks em maio? Assine agora e receba mais cedo as ações de Junho.Desbloquear ações

Minério de ferro cai com alerta da China sobre movimentos exagerados de preços

Publicado 08.09.2023, 08:53
Atualizado 08.09.2023, 08:55
© Reuters. Carregamento de minério de ferro em mina da ArcelorMittal na Libéria. REUTERS/Zohra Bensemra
VALE
-
VALE3
-
DCIOU4
-
SRBV4
-
CMIN3
-

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro caíram nesta sexta-feira, cedendo ganhos registrados no início desta semana, depois que o planejador estatal da China se comprometeu a intensificar a supervisão regulatória do mercado após outra alta dos preços do ingrediente siderúrgico.

As autoridades da China, que é o maior produtor mundial de aço e compra cerca de dois terços do minério de ferro transoceânico mundial, voltaram a observar atentamente a dinâmica do mercado, tendo discutido os movimentos de preços com algumas empresas de futuros.

O minério de ferro mais negociado em janeiro na Bolsa de Commodities de Dalian da China encerrou as negociações do dia com queda de 2,1%, a 827,50 iuanes (112,61 dólares) por tonelada, depois de já ter recuado 0,9% na quinta-feira, colocando o contrato no caminho para a primeira queda semanal em cinco semanas.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de outubro de referência do minério de ferro caiu 1%, para 113,05 dólares por tonelada, após perder 1,7% na sessão anterior.

“O minério de ferro caiu conforme Pequim monitora a exuberância do mercado”, disseram estrategistas de commodities da ANZ em nota.

"Os reguladores disseram às empresas de futuros em uma reunião recente para não exagerarem deliberadamente a atmosfera dos ralis de preços do minério de ferro e para analisarem o mercado objetivamente."

O minério de ferro de Dalian subiu 14,4% em agosto, enquanto os preços de Cingapura avançaram 8%, apesar da fraca demanda de aço por parte do setor imobiliário chinês, que enfrenta dificuldades.

© Reuters. Carregamento de minério de ferro em mina da ArcelorMittal na Libéria. REUTERS/Zohra Bensemra

As importações de minério de ferro da China em agosto subiram 13,8% em relação a julho, impulsionadas pela crescente demanda das siderúrgicas que aumentaram a produção antes dos meses de pico de construção. O entusiasmo também foi reforçado por medidas de apoio de Pequim à economia doméstica meio a uma lenta recuperação.

No entanto, as perspectivas para a demanda de minério de ferro para além da tradicional temporada de alta na China, de setembro-outubro, são obscurecidas por prováveis ​​cortes na produção de aço com o objetivo de reduzir as emissões de carbono.

(Reportagem de Enrico Dela Cruz)

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.