Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Minerva vê exportação de carne do Brasil acelerando para China e Secex defasada

Publicado 10.05.2023, 10:57
Atualizado 10.05.2023, 11:00
© Reuters.
LCc1
-
BEEF3
-

SÃO PAULO (Reuters) - A Minerva (BVMF:BEEF3) Foods, maior exportadora de carne bovina da América do Sul, avalia que as exportações brasileiras deverão se acelerar nas próximas semanas, com a China retomando as compras do produto do Brasil após uma suspensão temporária de um mês entre fevereiro e março.

"Com a recente retomada de exportações do Brasil para a China, a gente continua bastante confiante nas perspectivas e oportunidades desse mercado a partir do segundo e terceiro trimestres", disse o diretor financeiro da empresa, Edison Ticle, nesta quarta-feira, durante teleconferência de resultados.

Segundo ele, "essa dinâmica ganha força semana a semana, com a reabertura de food service, nível de mobilidade das pessoas, retomada de turismo e eventos, além de outros vetores que aceleram o consumo de carne bovina e pressionam os estoques na China", disse Ticle.

Com a retomada do principal mercado da Minerva, após suspensão das importações de carne brasileira pelos chineses por um caso atípico de "doença da vaca louca", o diretor disse que as margens da companhia no segundo trimestre já estão melhores do que as vistas no início do ano.

"Temos uma visão muito otimista para terceiro e quatro tri deste ano", acrescentou o executivo, em referência principalmente a exportações, já que não vê muita força no mercado brasileiro.

Ainda sobre o cenário de exportação, os executivos da Minerva afirmaram que as dificuldades de oferta de bovinos nos Estados Unidos e um ciclo pecuário agora favorável para a produção no Brasil devem favorecer a empresa.

"O aumento da disponibilidade de animais no Brasil... combinada com a restrição da oferta nos Estados Unidos proporcionam oportunidades únicas", disse o diretor-presidente da Minerva Foods, Fernando Queiroz.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Ele citou ainda que recentes surtos de gripe aviária e a persistente peste suína africana na China também atraem demanda para a carne bovina.

SECEX

O CFO disse ainda que os embarques de carne bovina do Brasil estão maiores do que os registrados pelo governo.

"As estatísticas da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) estão bastante defasadas, o que se vê semanalmente não é a realidade que estamos tendo nos embarques nem nas transações fechadas", disse o executivo.

Ele disse que isso ocorre em outros setores, que muitas vezes veem "atraso de dois meses" nas informações, embora tenha acrescentado a Secex é uma "boa bússola", mas que é preciso analisar as informações com "um pouco de cuidado".

Pelos dados da Secex, as exportações de carne bovina in natura caíram em abril para cerca de 110 mil toneladas, versus aproximadamente 160 mil toneladas no mesmo mês de 2022.

Na primeira semana de maio, a secretaria já aponta um aumento de mais de 50% na média diária dos embarques.

 

(Por Roberto Samora)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.