As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Ver a lista completa

Oferta de energia elétrica por usinas sucroalcooleiras aumenta 7% no ano até julho

Publicado 19.09.2023, 16:12
© Reuters. Plantação de cana de açúcar em Jacarezinho (PR)
01/01/2019
REUTERS/Marcelo Texeira
1ZEc1
-
ETHc1
-

SÃO PAULO (Reuters) - Usinas de açúcar e etanol geraram 9,76 milhões de megawatts-hora (MWh) de energia para a rede elétrica nacional entre janeiro e julho, um aumento de 7,1% frente ao registrado em igual período de 2022, segundo dados compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) e divulgados nesta terça-feira.

O volume de energia disponibilizado pelo setor sucroenergético neste ano é suficiente para abastecer mais de 5 milhões de residências e equivale a 14% de toda energia gerada pela hidrelétrica binacional Itaipu no ano passado, apontou a entidade.

A biomassa é a quarta maior fonte de geração da matriz elétrica do Brasil, somando atualmente 17.323 megawatts (MW) de capacidade instalada, ou 8,8% do parque gerador nacional.

Os resíduos da produção de cana-de-açúcar (bagaço e palha) são os principais insumos das usinas movidas a biomassa, correspondendo a 71% do volume total gerado pela fonte, que aproveita ainda outros resíduos como o licor negro (da indústria de papel e celulose).

"Trata-se de uma solução de energia sustentável e segura para a matriz elétrica, que esperamos seja cada vez mais bem-vinda e estimulada", afirmou Zilmar Souza, gerente de Bioeletricidade da Unica, em nota.

Ele observou que, além de ser renovável, a geração a biomassa garante energia firme, não sendo intermitente como as usinas eólicas e solares, que vêm puxando o crescimento da matriz elétrica brasileira.

Segundo o levantamento da Unica, em 2023, a biomassa deve instalar 457 MW, representando 4,3% da expansão total de 10.730 MW prevista para a matriz elétrica brasileira neste ano.

© Reuters. Plantação de cana de açúcar em Jacarezinho (PR)
01/01/2019
REUTERS/Marcelo Texeira

"Quando olhamos para frente, de 2023 a 2026, a fonte biomassa deverá acrescentar 1.692 MW à matriz elétrica brasileira, em 31 projetos de outorga que têm viabilidade alta ou média de entrada em operação comercial até 2026, significando um média anual de 423 MW no período", disse Souza.

De 2008 a 2022, a fonte biomassa registrou expansão, em média, de 819 MW a cada ano, acrescentando 12.282 MW à matriz elétrica brasileira no período, afirmou a Unica.

 

(Por Letícia Fucuchima)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.