Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Ouro contorna payroll robusto nos EUA e renova máxima, de olho em tensões geopolíticas

Publicado 05.04.2024, 16:11
© Reuters Ouro contorna payroll robusto nos EUA e renova máxima, de olho em tensões geopolíticas

O ouro fechou em alta, renovou máxima histórica e acumulou ganhos robustos na semana, enquanto a escalada das tensões geopolíticas em diversas frentes continua impulsionando investidores a recorrer a ativos de segurança. As tensões, inclusive, compensaram os dados robustos do payroll dos EUA em março, que contrariam as expectativas por cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed) precocemente.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para junho fechou em alta de 1,6%, a US$ 2345,40 a onça-troy, novo recorde histórico. Na variação semanal, o ouro avançou 4,78%.

Segundo Carsten Menke, do Julius Baer, os ganhos do ouro também vêm sendo apoiados pela forte procura pela commodity por bancos centrais de países desenvolvidos, que aumentaram suas reservas fortemente nos últimos meses. Mesmo assim, a procura parece já estar próxima do limite, afirma o analista. Ele pontua que, "embora os bancos centrais e os investidores chineses devam apoiar os preços do ouro em níveis estruturalmente mais elevados, a sua procura não deve aumentar constantemente".

Louis Navellier, da gestora Navellier, também nota que China e Índia têm comprado ouro em níveis recordes e escreve que "os receios de uma Terceira Guerra Mundial estão aumentando, à medida que a agitação no Oriente Médio se dissemina". Ele destaca que um conflito entre Irã e Israel parece cada vez mais próximo de acontecer.

Hoje pela manhã, foi divulgado que a economia dos Estados Unidos criou 303 mil empregos em março, em termos líquidos. O resultado ficou bem acima do teto das expectativas de analistas e, segundo a Capital Economics, reforça o discurso de que o Fed não precisa ter pressa para reduzir as taxas de juros.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O Commerzbank destaca que o ouro tem apresentado um comportamento curioso em relação à política monetária americana: quando um dado econômico vai na contramão de cortes de juros precoces, o ouro recua levemente; quando um dado econômico sustenta os cortes de juros pelo Fed no curto prazo, o ouro recebe um forte impulso.

Últimos comentários

Sem mistério, ouro no longo prazo sempre foi alta.
Antes da pandemia custava por Volta de 160.000 o kilo
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.