Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

Peru chama vazamento de petróleo de "desastre ecológico" e exige compensação da Repsol

Publicado 19.01.2022, 18:14
© Reuters

LIMA (Reuters) - O governo peruano descreveu nesta quarta-feira como um "desastre ecológico" o vazamento de petróleo na costa central do país devido às ondas após a erupção de milhares de quilômetros de um vulcão submarino e exige que a espanhola Repsol (MC:REP) compense os danos.

O Ministério das Relações Exteriores do Peru disse que um vazamento de óleo no fim de semana de um navio-tanque descarregava para uma refinaria da Repsol colocou em risco a flora e a fauna em duas áreas naturais protegidas de mais de 18 mil quilômetros quadrados.

"É o pior desastre ecológico que ocorreu em Lima nos últimos tempos e causou sérios danos a centenas de famílias de pescadores. A Repsol deve ressarcir esse dano imediatamente", disse o Ministério das Relações Exteriores no Twitter.

O derramamento de óleo foi causado pela "violência" das ondas no sábado ao largo da costa peruana horas após a erupção de um vulcão em Tonga, no Oceano Pacífico, enquanto um navio-tanque abastecia a refinaria La Pampilla através de oleodutos, informou a empresa no domingo.

A promotoria peruana iniciou uma investigação do vazamento que cobriu as águas e praias de três distritos do norte da cidade de Lima e o governo deu à empresa até 10 dias para coletar o petróleo.

O ministro do Meio Ambiente, Rubén Ramírez, reuniu-se na noite de terça-feira com representantes da Repsol em Lima e disse que, segundo a empresa, foram derramados seis mil barris de petróleo.

O Organismo Supervisor de Investimentos em Energia e Mineração (Osinergmin, na sigla em espanhol) disse em comunicado que ordenou a paralisação de um dos quatro terminais de abastecimento da refinaria La Pampilla até que sejam determinadas as causas do vazamento.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A Refinaria La Pampilla, a maior do país, fornece pouco mais da metade do combustível para o mercado local.

(Reportagem de Marco Aquino)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.