Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

Peru decretará emergência climática enquanto autoridades tentam conter vazamento de petróleo

Publicado 20.01.2022, 17:16
© Reuters. Um trabalhador caminha em meio a um derramamento de petróleo causado por ondas anormais, provocadas pela erupção vulcânica em Tonga. REUTERS/Pilar Olivares

Por Marco Aquino

LIMA (Reuters) - O presidente peruano, Pedro Castillo, assinará um decreto nesta quinta-feira declarando uma emergência climática enquanto brigadas lutam para conter um vazamento de petróleo causado por ondas após a erupção de um vulcão em Tonga, cujos danos se estenderam a 21 praias no centro do país.

O presidente esquerdista Castillo assinará o decreto na praia de Cavero, no bairro de Ventanilla, ao norte da cidade de Lima, anunciou a assessoria de imprensa do Palácio do Governo.

Cavero é uma das praias afetadas na costa litorânea da região de Lima.

O vazamento foi causado por "ondas anômalas" no sábado ao largo da costa peruana horas após a erupção de um vulcão submarino em Tonga, no Oceano Pacífico, enquanto um navio-tanque descarregava petróleo através de oleodutos para a refinaria La Pampilla de Ventanilla da empresa espanhola Repsol (MC:REP).

O Organismo de Avaliação e Fiscalização Ambiental (OEFA, na sigla em espanhol) disse em comunicado que até quinta-feira a área afetada pelo vazamento, de acordo com as vistas aéreas através de drones, aumentou para 1,7 milhão de metros quadrados de solo e 1,2 milhão de metros quadrados no mar.

"Aves sem vida foram identificadas", acrescentou a agência.

O governo peruano na quarta-feira descreveu o vazamento como "o pior desastre ecológico" em Lima nos últimos tempos, porque pôs em perigo a flora e a fauna em duas áreas naturais; e exigiu que a Repsol compensasse imediatamente os danos.

A Repsol disse em um comunicado na quinta-feira que designou uma equipe de mergulhadores que está explorando os danos subaquáticos do vazamento e que implantou mais de 2.500 metros de barreiras de contenção, além de 10 embarcações com brigadas de 50 pessoas que estão recuperando o produto despejado no mar.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A empresa afirmou que "lamentamos não ter comunicado adequadamente todos os nossos compromissos e ações realizadas e assumidas para enfrentar o impacto" do vazamento de óleo.

Últimos comentários

socialização do prejuízo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.