Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Petrobras anuncia descoberta de petróleo na Margem Equatorial

Publicado 09.04.2024, 20:01
Atualizado 09.04.2024, 20:11
Petrobras anuncia descoberta de petróleo na {{0|Margem Equatorial}}
PETR3
-
PETR4
-

A Petrobras (BVMF:PETR4) anunciou nesta 3ª feira (9.abr.2024) que descobriu indícios de petróleo na bacia Potiguar, início da extensão territorial brasileira na Margem Equatorial. Leia a íntegra do comunicado (PDF – 2 MB).

A descoberta se deu no poço exploratório Anhangá, no bloco POT-M-762_R15. O poço está situado próximo à fronteira entre os Estados do Ceará e do Rio Grande do Norte, a cerca de 190 km de Fortaleza e 250 km de Natal.

CONFIRA: Cotação das principais commodities

Segundo a Petrobras, essa é a 2ª descoberta de indícios de hidrocarbonetos na Margem Equatorial. A 1ª também se deu na bacia Potiguar, no poço Pitu Oeste, localizado a cerca de 24 km do poço Anhangá. A estatal informou que essas descobertas “ainda merecem avaliações complementares”.

A Petrobras tem permissão do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para realizar operações exploratórias na bacia Potiguar desde setembro de 2023.

O órgão ambiental ainda não deu permissão para a estatal explorar a bacia da Foz do Amazonas, região mais próxima da Guiana, país que já encontrou grandes reservas de óleo.

Embora esteja localizado na bacia da Foz do Amazonas, o bloco que a Petrobras mira não fica próximo da foz do rio Amazonas. A área onde seria perfurado o poço de petróleo se encontra a 500 km de distância do local e a cerca de 170 km do Oiapoque, no Amapá.

A Margem Equatorial compreende toda a faixa litorânea ao Norte do país. Tem esse nome por estar próxima da Linha de Equador. Começa na Guiana e se estende até o Rio Grande do Norte. A porção brasileira é dividida em 5 bacias sedimentares, que juntas têm 42 blocos.

A Petrobras pretende investir US$ 3,1 bilhões em operações exploratórias na Margem Equatorial até 2028. A expectativa é de perfurar 16 poços nos próximos 5 anos.

Leia mais em Poder360

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.