🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Petrobras avalia contratar assessores para conselheiros, dizem fontes

Publicado 02.08.2023, 18:06
Atualizado 02.08.2023, 18:11
© Reuters. Sede da Petrobras no Rio de Janeiro
16/10/2019
REUTERS/Sergio Moraes
NG
-
PETR4
-

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Integrantes do Conselho de Administração da Petrobras (BVMF:PETR4) avaliam a contratação de assessores para cada um dos membros do colegiado, afirmaram à Reuters três fontes com conhecimento do assunto.

A medida, que acomodaria eventualmente indicados pelo governo a novos cargos na estatal e geraria custos adicionais, foi encaminhada para avaliação de comitês internos da Petrobras.

A notícia de que o conselho avalia a contratação de assessores foi publicada antes pela CNN Brasil, que disse ainda que os possíveis funcionários poderiam receber salários de até 90 mil reais, conforme estimativas de pessoas ouvidas pela emissora.

A Reuters não confirmou tais valores com as fontes com conhecimento do assunto.

Os comitês da Petrobras vão avaliar o pedido sob o ponto de vista de governança e de outros aspectos. Só depois disso o tema passará por votação pelo próprio conselho.

A ideia é que os conselheiros tenham suporte dos novos auxiliares para analisar e encaminhar processos, avaliar documentos, dentre outras questões, disse uma das fontes à Reuters, na condição de anonimato, pontuando que não há definição sobre salários.

As outras duas fontes ouvidas pela Reuters afirmaram que a contratação de assessores é defendida por integrantes do conselho indicados pelo Ministério de Minas e Energia, que representam o governo federal.

Uma dessas fontes pontuou que, se for levada adiante, a proposta será aprovada, uma vez que o "governo tem maioria" no conselho. "O projeto é dos governistas", adicionou.

A proposta surge após o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, ter afirmado nesta semana que a atual gestão da companhia vem sofrendo uma "campanha de desestabilização", em meio a interesses políticos relacionados à exploração de áreas ambientalmente sensíveis na Foz do Amazonas.

Prates tem sido criticado publicamente pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre as políticas de produção de gás natural da Petrobras.

O colegiado da Petrobras tem hoje 11 integrantes, sendo seis indicados pelo governo, quatro indicados pelos acionistas minoritários e um indicado pelos funcionários.

© Reuters. Sede da Petrobras no Rio de Janeiro
16/10/2019
REUTERS/Sergio Moraes

O conselho da Petrobras se reúne na quinta-feira para aprovar o balanço financeiro do segundo trimestre da empresa.

Procurados, o Ministério de Minas e Energia e a Petrobras não comentaram o assunto imediatamente.

 

(Por Marta Nogueira)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.