Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

Petroleiras entram na Justiça contra imposto de exportação da commodity

Publicado 09.03.2023, 08:47
Atualizado 09.03.2023, 08:48
© Reuters.

Investing.com – Cinco petroleiras entraram com ação na Justiça Federal contra o imposto de exportação de petróleo. Shell (NYSE:SHEL) Brasil, Equinor, Petrogal, Repsol (BME:REP) Sinopec e TotalEnergies buscam uma liminar contra a medida anunciada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que prevê uma taxa de 9,2% sobre as vendas externas da commodity, visando fortalecer as finanças públicas e compensar menor arrecadação nos combustíveis.

O tributo sobre as exportações de óleo bruto foi anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na semana passada, com edição de uma medida provisória que deve valer entre os meses de março a junho.

No entendimento dos players europeus, a medida foi divulgada sem conversas prévias com o setor e traz incertezas para os contratos firmados no país e novas decisões de investimentos, conforme informações da Bloomberg.

De acordo com o jornal Valor Econômico, movimentação parecida é avaliada por outras companhias do setor com atuação local, incluindo as de pequeno porte. A Prio (BVMF:PRIO3), por exemplo, teria aberto dois mandados de segurança na Justiça Federal do Rio de Janeiro. No entanto, ambos foram negados na terça-feira, 07.

CONFIRA: Cotações das commodities de energia

Últimos comentários

Não sou especislista; assim, pergunto: alguuma informação, honesta, sobreca tal “menor na arrecadação nos combustíveis” ? Dados de cada Estado….será mesmo que houve queda???
Pergunta se no UK entraram na justiça. Que nada. Lá se respeita o Estado, aqui é esse zona.
Não. De jeito nenhum. O Reino Unido fez a mesma coisa. Ignorância é dose.
Ai vai precisar importar produto pronto quero ver preco que vamos pagar!!!
Nenhum país sério mundo taxa exportações. Só um desgoverno com gente despreparada faz uma proposta desta.
Para Claudia raia 5 milhoes via lei rouanet, para o salário mínimo 18 reais.
a última frase define tudo
Ainda dá tempo para saírem dessas juninhas do petróleo. Vão quebrar todas.
PEC DO DESASTRE raiz problema criaram e agora vem sugar setor produtivo - revoguem PEC DO DESASTRE - com min Paulo Guedes nao teriamos isto, foco era outro..
Aumentaram deficit primario em 170 bi reais e agora aumentam impostos , contraoroducente.
Agora vão sentir o peso do L que muitos fizeram, com STF comprado pela esquerda ,vão sentir a m.....,que fizeram ,sabe quando o PT e  o STF vão respeitar os contratos nunca ,façam o L agora kkkkk
Será que tem tanto exportador assim ou só patriotários mesmo?
A briga é pra manter a mamata deles mas a maioria dos comentários os defendem.
O governo anterior DIMINUIA os impostos e aumentava a arrecadação, esse AUMENTA os impostos, e AUMENTA a gastança sem contrôle. É claro, tem de acomodar os cumpanheiros dos 37 ministérios.
Pais q não respeita contratos eh paiseco de governos incompetente
a mamata acabou.Chorem!
Produtos primarios temos que industrializar pois trata da maior renda agregada (café em graos, suco de laranja, minérios, frutas, carnes, etc)
Decisão mais que correta.  É necessário fortalecer energias não poluentes. Também é uma forma de forçar essas empresas que exportam produtos primários, a agregar valor,. Retomar o caminho da industrialização, com investimentos em refino e petroquímica. E diminuir a dependência  da petrobras a plataformas e navios de produção de petróleo lá fora. Tem que produzir aqui, gerar receitas e empregos aqui.
Esqueceu de dizer que o objetivo é aumentar a arecadação para compensar a gastança. Os pagadores de impostos que se lasquem.
Se pudesse ia mandar um video de geradores a diesel funcionando para abastecer carros eletricos!! 😂😂😂
Acabou a mamata !!! Pode ver que é só estrangeiras que estão reclamando e pleiteando liminar ! É a primeira coisa certa que esta fhorra de governo faz nos últimos 20 anos ! Já dizia Monteiro Lobato, " O escândalo do petróleo (1936)" O PETRÓLEO É NOSSO, QUE OS GOVERNOS TÊM ENTREGADO QUASE DE GRAÇA PARA A ESPECULAÇÃO INTERNACIONAL !
pessoal fica aqui reclamando do governo mas a verdade esse gado imbeci/ nã diz, que o governo está cobrando estes impostos por conta da péssima gestão anterior, é uma medida compensatória.
Aumentar 14 ministérios também deve ser medida compensatória .
cheirado
tem de acabar c a reeleição p presidente. O cara entra p governar e não quer mais sair.....aí p permanecer promete mundos e fundos.... é fácil o dinheiro não é dele.....aí desequilibra o financeiro. No caso do pt o problema é pior porque eles acham que e só imprimir dinheiro......ou aumentar impostos......
A verdade é: Um tipo de governo é bonança para uns e tempestade para outros. Quando o governo muda essa lógica se inverte. Tem que saber se adaptar. (Os únicos que ganham sempre são os políticos)
Esse governo é um desastre. É muito ruim.
1) aumentar o numero de ministerios e consequentemente despesas publicas . 2) Reoneração dos combustiveis que deve aumentar custos de producao e cesta basica para os pobres. 3 ) veja as capivaras dos ministros e veja se nao é um desastre . E assim por diante.
Desastre nenhum
Lá vai: 37 ministérios, PEC do rombo de 170 Bilhões, apoio a ditaduras, ministros envolvidos em falcatruas e o principal, presidente condenado em 3 instâncias por Lavagem de dinheiro e Corrupção Passiva. Tá bom?
Em pleno 2023 ano que jamais pensaria em retorno da direita.  Mas como a maioria das pessoas "são desavisadas" neste País rico chamado Brasil. Quando o amor vence a razão, a dissimulação vence a coerência, ideologia vence o conservadorismo. Não podíamos  esperar menos de um governo formados por gestores políticos com fins próprio e lucrativos.
Esperavam oque?!?! crescimento economico e reducao de impostos com a esquerda!?!?! faz o L !!!
"ai faz o L", é o máximo que o gado do bozo consegue dizer e critica por criticar.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.