Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Petróleo cai com reação moderada a ataques iranianos do fim de semana

Publicado 15.04.2024, 11:06
© Reuters.
LCO
-
CL
-
PETR3
-
PETR4
-

Investing.com - Os preços do petróleo registravam queda na manhã desta segunda-feira, 15, repercutindo a movimentação de líderes mundiais, no sentido de conter uma escalada maior da crise no Oriente Médio. O foco principal está nas possíveis ações retaliatórias de Israel.

MAIS DETALHES: Governo de Israel avalia nesta 2ª resposta ao ataque do Irã

Apesar de a cotação do barril se manter perto das máximas recentes, a reação aos ataques iranianos foi moderada, sugerindo que as preocupações com o agravamento das tensões geopolíticas já podem estar refletidas nos preços atuais do mercado.

Às 11 horas de Brasília, o barril de petróleo Brent, referência mundial e para a Petrobras (BVMF:PETR4), registrava queda de 1,08%, a US$ 89,47, enquanto o do petróleo do Texas (WTI), referência nos EUA, se desvalorizava 1,03%, a US$ 84,77 no mercado futuro, para os contratos com vencimento mais próximo (junho).

O Irã executou uma série de ataques com mísseis e drones contra Israel, em retaliação a um suposto ataque a uma de suas embaixadas na Síria.

Analistas observam que, embora o ataque tenha sido amplamente antecipado e não tenha causado danos significativos, ele ofereceu um potencial limitado de aumento para os preços do petróleo.

CONFIRA TAMBÉM: Como uma escalada da tensão Israel/Irã pode afetar o mercado?

Teerã indicou que não tem planos de realizar novos ataques. A maneira como Israel responderá ao ataque é crucial e determinará a evolução do conflito e se ele poderá se expandir para outras áreas do Oriente Médio.

"O conflito poderia se limitar a Israel, Irã e seus aliados, com um possível envolvimento dos EUA. Apenas em um cenário extremo, os mercados de petróleo seriam impactados de forma realista", relataram analistas da ANZ.

Eles também apontaram que o impacto das perturbações no Oriente Médio nos mercados globais de petróleo seria contido, uma vez que os principais produtores possuem ampla capacidade excedente. "A Opep reafirmou sua política de fornecimento, estendendo os cortes de produção até o final de junho, dispondo de cerca de 6,5 milhões de barris por dia de capacidade excedente, que pode ser rapidamente mobilizada caso ocorram interrupções", explicaram.

No entanto, com a redução da produção da Opep nos próximos meses e o conflito entre Rússia e Ucrânia perturbando parte da produção petrolífera de Moscou, os mercados globais de petróleo devem permanecer restritos a curto prazo.

Além disso, a preocupação com uma demanda mais fraca persiste, especialmente após dados econômicos pouco animadores da China, o maior importador mundial. A divulgação dos dados do PIB chinês do primeiro trimestre está prevista para terça-feira.

Quer ter sucesso nas suas estratégias com ações ligadas a commodities, como as maiores petroleiras do mundo?

Então acesse o mesmo nível de informações e dados financeiros dos profissionais com os insights e recursos de inteligência artificial disponíveis no InvestingPro.

Use o cupom INVESTIR e tenha um desconto adicional nas assinaturas em promoção de 1 e 2 anos do Pro e Pro+!

Veja como aplicar o cupom no vídeo abaixo:

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.