Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

Preços em alta abrem espaço para eventual reversão da demanda por petróleo e gás

Publicado 08.03.2022, 17:06
Atualizado 08.03.2022, 17:11
© Reuters. Pessoa abastece carro em posto de gasolina na cidade de Nova York, EUA
07/03/2022
REUTERS/Andrew Kelly

Por Sabrina Valle e Arathy Somasekhar e Liz Hampton

HOUSTON (Reuters) - Os preços do petróleo no nível mais alto em 14 anos estão prestes a reduzir a demanda por combustível pós-pandemia de Covid-19, à medida que os consumidores reagem ao aumento dos preços de energia e dos combustíveis nas bombas reduzindo gastos e viagens, alertaram altos executivos do setor de energia na segunda-feira.

Os contratos futuros globais de petróleo chegaram a atingir 139 dólares o barril esta semana, enquanto os preços da gasolina, diesel e energia alcançaram máximas de vários anos.

Os aumentos ocorrem conforme compradores de petróleo evitam embarques do segundo maior exportador de petróleo do mundo, a Rússia, devido à invasão da Ucrânia, exacerbando a escassez já existente de petróleo e gás natural.

Executivos de energia que participaram da conferência de energia CERAWeek em Houston disseram que os preços estavam se aproximando de níveis que reduziriam a demanda. E os consumidores, que agora pagam 47% a mais do que há um ano para abastecer seus carros, concordam.

Os choques nos preços da energia podem rapidamente "chegar a um ponto em que as pessoas vão tomar decisões de não usar o produto porque não podem pagar", disse Andy Brown, executivo-chefe da empresa portuguesa de energia Galp Energia.

LEIA MAIS: Biden anuncia proibição dos EUA a importações de petróleo russo

"Há uma chance de termos a destruição da demanda" por causa dos recentes picos de preços que afetam os combustíveis, disse ele à Reuters na segunda-feira, falando na conferência CERAWeek. A Galp, uma produtora de petróleo e gás que está mudando para combustíveis renováveis, teme que os preços diminuam a atenção na mudança para energia limpa, disse Brown.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Os aumentos nos preços da gasolina e do diesel estão afetando os consumidores na Europa, que lutam com as contas de energia cada vez maiores.

Na segunda-feira, o preço de atacado da eletricidade na Espanha atingiu 500 euros por megawatt-hora, disse o presidente-executivo da Repsol (MC:REP), Josu Jon Imaz, aos participantes da CERAWeek em Houston, um recorde no horário de pico e o dobro do nível de dezembro.

"Não podemos sustentar este nível de preços", disse Imaz. "Precisamos de uma transição (energética), não de uma destruição".

John Hess, CEO da produtora americana , pediu aos Estados Unidos e à Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) que coordenem a liberação de 120 milhões de barris de petróleo e se comprometam com uma liberação semelhante nas próximas semanas.

"Esta é uma emergência", disse ele, lamentando que 60 milhões de barris já liberados de reservas estratégicas não tenham sido suficientes.

"Os preços nos níveis que estão não são sustentáveis", disse Tengku Taufik, CEO da petroleira estatal da Malásia Petronas.

(Reportagem de Sabrina Valle, Arathy Somasekhar e Liz Hampton em Houston e Alexander Shummer em Toronto)

Últimos comentários

estão usando a guerra pra justificar um hard reset.
Mesmo com essa explosão dos preços da energia o pateta da casa branca resolveu por mais gasolina no fogo proibindo a importação do petróleo Russo.
Estao de brincadeira a matriz energetica mundial depende do petroleo
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.