🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

RS: impacto da logística sobre abastecimento é principal desafio, avalia Farsul

Publicado 07.05.2024, 07:00
Atualizado 07.05.2024, 10:10
© Reuters.  RS: impacto da logística sobre abastecimento é principal desafio, avalia Farsul

São Paulo, 7 - O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Silveira Pereira, avaliou que as dificuldades de abastecimento, provocadas por graves problemas logísticos, são o principal desafio enfrentado neste momento em função das chuvas no Estado. "O estrago no meio rural já está feito. As águas já começaram a baixar, então agora o nosso grande problema é a logística da infraestrutura do Estado, que está totalmente abalada, principalmente na região norte", disse.

Pontes e estradas estão submersas, o que interrompeu o transporte de insumos e produtos agrícolas. Esta situação afeta principalmente a região norte do Estado, conhecida por sua relevância na suinocultura, avicultura e pecuária leiteira. "Se não tem infraestrutura, não tem logística. Se não tem logística, o leite não chega nas fábricas, que já estão com problema de embalagens. Também não chega ração para o frango nas granjas. A situação está caótica", acrescentou.

A falta de mobilidade se tornou uma questão crítica no Rio Grande do Sul, com cidades isoladas e sem acessos terrestres, situação que também afeta regiões da capital Porto Alegre desde o fim de semana. As dificuldades de deslocamento também ameaçam o abastecimento urbano. Embora os supermercados tenham estoques para alguns dias, a continuidade das enchentes pode acarretar em problemas de fornecimento em breve, na visão do presidente da Farsul. "Se a água não baixar em 3 ou 4 dias, haverá problema de abastecimento", disse.

Na região de Bagé foi possível colher soja no fim de semana, em função da estiagem, disse ele. Mas o impacto já está sendo sentido, com expectativa de safra menor. "É um chute, mas o Estado deve perder mais de 2 milhões de toneladas de grãos. Mas não temos nada mensurado e nem condições de fazer uma medição", ponderou.

Segundo Pereira, o nível de perdas do agronegócio gaúcho também dependerá da continuidade das condições meteorológicas adversas. "As perdas só não são maiores porque, por exemplo, a metade norte (do Estado) já tinha praticamente encerrado a colheita da soja. Já a do arroz, estava adiantada", explicou o presidente da Farsul, que também citou a existência de silos embaixo d'água.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.