Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Terminal de Contêineres de Paranaguá bate recorde na movimentação em 2023

Publicado 19.01.2024, 10:00
© Reuters.  Terminal de Contêineres de Paranaguá bate recorde na movimentação em 2023
KLBN11
-
KLBN3
-

São Paulo, 19 - O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) encerrou 2023 com a maior movimentação de sua história, de 1,253 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento). O volume é 7,93% maior frente a 2022, informou o TCP em nota.

A proteína animal, principal commodity transportada pelo terminal, teve acréscimo de 19% em relação a 2022, chegando a 235.898 TEUs exportados. Deste volume, se destacam a carne de frango (181.878), a carne bovina (37.169) e a carne suína (14.369). Já o açúcar foi a commodity que sofreu a maior variação para o período, com alta de 12.667% no volume exportado, passando de 45 TEUs em 2022 para 5.745 TEUs em 2023. Carregamentos do segmento de produtos químicos (43.756), máquinas e componentes mecânicos (34.081), e plásticos e artigos (31.489) lideraram os desembarques de importações no TCP no ano passado.

Em 2023, o TCP registrou alguns recordes, segundo a nota, como o de movimentação mensal, que chegou a 127.877 TEUs em dezembro. Na oferta de serviços marítimos, o terminal registrou o maior número de atracações para um único mês também em dezembro, alcançando 83 embarcações.

Em novembro, dois recordes vieram do transporte de carga pelos 9 gates (local de entrada e saída dos caminhões) do terminal: 49.517 contêineres foram transportados, sendo 2.345 em um único dia. A movimentação de contêineres refrigerados atingiu a marca de 11.487 em outubro, aumento de 6,79% em relação à última alta, que era de junho.

No transporte ferroviário, dois recordes foram alcançados em agosto: a movimentação mensal chegou a 9.356 contêineres, sendo que 4.688 eram de contêineres cheios. Também em agosto, o terminal movimentou 3.607 contêineres provenientes do KBT, projeto logístico intermodal que conecta o TCP a um terminal de contêineres localizado na planta da Klabin (BVMF:KLBN11) em Ortigueira (PR). Isso significou aumento de 8,18% ante a máxima anterior; deste total, 1.776 contêineres eram cheios, o que representou novo pico nesta modalidade.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.