Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Ucrânia não planeja estender acordo para trânsito de gás russo

Publicado 17.03.2024, 14:01
© Reuters
NG
-

KIEV (Reuters) - A Ucrânia disse neste domingo que não planeja prolongar um acordo de cinco anos com a Gazprom, da Rússia, sobre o trânsito de gás russo à Europa, ou assinar outro.

Apesar da invasão de Moscou em 2022, gás russo ainda está sendo transportado através da Ucrânia para a Europa, onde os países trabalham para substituir combustível da Rússia com fornecimentos alternativos e energia renovável.

Segundo um acordo entre Moscou e Kiev em 2019, a Rússia paga à Ucrânia para exportar gás à Europa por sua rede de gasodutos. O acordo expirará no fim de dezembro de 2024.

“Posso confirmar que não planejamos entrar em qualquer acordo adicional ou estender este acordo (em vigor)”, disse o ministro da Energia ucraniano, German Galushchenko.

Um teste de estresse realizado no ano passado no sistema de transmissão de gás e nas instalações subterrâneas de armazenamento da Ucrânia provaram que seu sistema de gás “pode funcionar sem trânsito”, afirmou, em um comunicado.

Ter gás pressurizado suficiente nos gasodutos é um pré-requisito para garantir o fornecimento de gás e o teste de estresse foi realizado para garantir que os consumidores ucranianos ainda receberão o combustível, mesmo se não houver mais fluxo da Rússia para a Europa.

Moscou já disse que a Rússia usaria rotas alternativas e gás natural liquefeito (GNL) transportado pelo mar caso a Ucrânia não estendesse o acordo do gasoduto.

O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, foi citado como tendo dito em janeiro que Moscou estava pronta para manter conversações com a União Europeia sobre o fornecimento de gás natural.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

(Reportagem de Pavel Polityuk)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.