🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

UE inicia estudo sobre possíveis limites à importação de aço

Publicado 26.03.2018, 11:12
© Reuters. Bandeira da União Europeia é vista em Blagnac, na França
HOG
-
OJ
-

Por Philip Blenkinsop

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia deu início a um estudo na segunda-feira para avaliar se as tarifas de importação impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o aço justificam medidas para impedir que os produtores asiáticos, predominantemente, inundem a Europa com o produto.

As tarifas de Trump, de 25 por cento sobre aço e de 10 por cento sobre alumínio, entraram em vigor na última sexta-feira, embora a União Europeia e seis outros países, inclusive o Brasil, tenham garantido isenções temporárias.

A UE está preocupada com a possibilidade de os fabricantes de aço sujeitos às tarifas dos EUA desviarem seus produtos para a Europa, levando a um aumento das importações.

O estudo, com previsão de durar até nove meses, pode levar a UE a impor suas próprias cotas ou tarifas sobre o aço, incluindo aço inoxidável e tubos, para evitar danos à sua indústria.

As tarifas ou cotas teriam que se aplicar a todos os países, o que significa que os principais exportadores China, Índia, Rússia, Coreia do Sul e Turquia seriam atingidos. O aço dos EUA representa menos de 1 por cento das importações de aço da UE.

"A informação atualmente disponível à Comissão Europeia revelou que as importações de certos produtos siderúrgicos aumentaram acentuadamente recentemente, mostrando que há evidências suficientes de que essas tendências parecem exigir medidas de salvaguardas", disse a Comissão Europeia em um documento publicado no jornal oficial da UE na segunda-feira.

O Ministério do Comércio da China disse estar disposto a fortalecer a coordenação com a União Europeia para lidar com o caos causado pelas tarifas dos EUA, acrescentando que medidas de proteção só piorariam a situação.

A Comissão Europeia afirmou que as importações totais de aço aumentaram para 29,3 milhões de toneladas em 2017, face a 17,8 milhões de toneladas em 2013, em grande parte devido ao excesso de capacidade global e às medidas adotadas por terceiros países para limitar o dumping.

Para alguns produtos, disse, a indústria está em uma condição frágil e vulnerável a novos aumentos nas importações, o que provavelmente deve ocorrer devido a medidas de defesa comercial, incluindo a recente imposição de tarifas pelos Estados Unidos.

© Reuters. Bandeira da União Europeia é vista em Blagnac, na França

A investigação examinará a situação dos produtos em questão, inclusive a situação de cada uma das categorias de produtos individualmente, também com base nos desenvolvimentos mais recentes, como qualquer desvio de comércio resultante das medidas dos EUA ", disse a Comissão.

A Comissão também deu aos interessados 21 dias para preencher questionários ou enviar informações para auxiliar na investigação.

A própria União Europeia tem até 1º de maio para garantir uma isenção permanente das tarifas norte-americanas para os metais.      A Europa diz que quer evitar uma guerra comercial, mas a Comissão Europeia propôs uma série de medidas caso a Casa Branca atinja produtores da UE, incluindo levar a questão para a Organização Mundial do Comércio (OMC) e impor taxas de importação em produtos norte-americanos como suco de laranja, bourbon e motos Harley-Davidson (N:HOG).

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.