Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Anvisa aprova importação de 2 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 pela Fiocruz

Publicado 03.01.2021, 12:36
Atualizado 03.01.2021, 12:40
© Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a importação excepcional de dois milhões de doses, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca PLC ADR (NASDAQ:AZN) (SA:A1ZN34) em parceria com a Universidade de Oxford, informou a autoridade na noite de sábado.

A importação é considerada excepcional porque o imunizante ainda não foi submetido à autorização de uso emergencial ou registro sanitário, afirmou a Anvisa em comunicado.

Segundo a agência, a aprovação ocorreu no dia 31 de dezembro de 2020, mesma data em que o pedido de importação foi protocolado pela Fiocruz, fundação responsável por produzir a vacina desenvolvida pela AstraZeneca no Brasil.

Na solicitação recebida pela Anvisa, a estimativa é de que as vacinas cheguem em janeiro.

"As doses importadas foram fabricadas pelo Serum Institute of India PVT. LTD, que é uma das empresas participantes do Covaxx Facility, o programa de aceleração e alocação global de recursos contra o novo coronavírus co-liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)", disse.

A agência disse que, como se trata de uma importação de vacina que ainda não foi aprovada no país, a entrada no Brasil deve seguir algumas condições estabelecidas pela Anvisa.

"A principal exigência é que as vacinas importadas fiquem sob a guarda específica da Fiocruz até que a Anvisa autorize o uso do produto no país", afirmou a autoridade sanitária.

Para isso, a Fiocruz deve garantir as condições de armazenamento, transporte e segurança para manutenção da qualidade do produto.

A autorização do pedido de importação excepcional é semelhante a outros já analisados e autorizados pela Anvisa, disse a agência.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Caso a vacina não seja autorizada a ser usada nos termos da aprovação emergencial ou registrada pela Anvisa, ou o lote seja reprovado por Biomanguinhos ou INCQS, a Fiocruz deve executar os procedimentos de descarte e incineração da vacina, conforme os padrões normativos", ressaltou.

Atualmente, existem quatro vacinas com pesquisa autorizadas no país. Por meio da Submissão Contínua, a Anvisa já vem analisando os dados enviados previamente pelos laboratórios, mas até o momento não há pedidos de uso emergencial ou de registro no país.

(Por Nayara Figueiredo)

Últimos comentários

Até dezwmbro começa vacinar kkkkkkkkkkk
Janeiro fevereiro explode
tem parasita que passa 24h/dia beste app falando m. vom certeza tem problema mental ou recebe gratificação pra ficar enchendo o saco o tempo todo. p. q p
Deve ser o seu caso
tomem álcool, matá o vírus..
Para quem não bebe,, o Trump já sugeriu injeção de desinfetante.
O EX presidente Trump é um baita trader... Conseguiu convencer o "investidor" Bolsonaro a comprar o E$TOQUE do placebo CLOROQUINA em pleno DÓLAR CARO ; )
Kkkk esse bozo kkkk resumindo militar nunca erra sao os melhores em tudo kkkk atleta
E pensar que o Bolsonaro GA$TOU dinheiro público E$TOCANDO o placebo CLOROQUINA... Quantas seringas poderiam ser compradas hoje... ; )
ouvi varios relatos de pessoas que se trataram precocemente e se curaram (azitromicina, ivermectina, vitamina D, zinco, hidroxicloroquina). Mas esse tratamento é muito barato, coisa que os grandes laboratorios nao querem.
 0,01% dos "médicos" EX pecialistas do Bolsonaro estão tratando com o PLACEBO Cloroquina 10% da população (eleitores do Bolsonaro) *** Portanto, pela sua lógica (ou falta dela), está dizendo que 99,99% dos médicos brasileiros são pouco espertas? ***
 até eu posso te relatar o que você exatamente gostaria de ouvir ; )
A ANVISA está correta e só aprovando com muito critério.
mundo todo ja vacinando e ANVISA analisando! dá nada 700 a mais ou a menos por dia!
Realmente a historia nis mistra muitas coisas, infelizmente nos a esquecemos rapido( se nos nos lembrarmos dos ultimos 15 anos, pensariamos bastante antes de ficar escrevendo bobagens)
A India tem parceria com a Universidade de Oxford e já tem 50 milhões de doses armazenadas, enquanto o Bozo ainda vai importar 2 milhões de doses. Tambem para que 50 milhões de doses armazenadas se nao tem nem agulha.
O que esperar de alguém que posta a foto de uma criança fazendo um sinal conhecido mundialmente como uma agressão? E ainda agride ao Presidente eleito democraticamente por 57,7 milhões de votos. Deve ter saudades da época de corrupção dos governos petista.
você passou várias na fila da burrice, mal educado. Quem deveria responder por isso então inteligentão , ignorante!!??
Queria ter saudades da corrupção do PT, mas o Rei da Rachadinha só me faz lembrar.
A India tem 50 milhões de doses armazenadas da Oxford. O Brasil com a parceria ainda vai importar, a incompetência desse governo, despreparo, negacionismo e a falta de postura do Presidente vai ficar para a História.
Nao seja ignorante mal informado, a parceria do Brasil preve troca de tecnologia, a do Brasil vai ser fabricada pela fiocruz
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.