Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Descoberta de 5 genes ligados à forma mais grave de Covid-19 pode ajudar busca por remédios

Publicado 11.12.2020, 17:09
Atualizado 11.12.2020, 17:10
© Reuters. Homem passa por ilustração de vírus em Oldham, Reino Unido

Por Kate Kelland

LONDRES (Reuters) - Cinco genes-chave estão ligados à forma mais grave de Covid-19, disseram cientistas nesta sexta-feira, ao apresentarem uma pesquisa que também apontou para vários remédios existentes que poderiam ser adaptados para tratar pessoas que correm risco de ficarem gravemente doentes com a doença pandêmica.

Pesquisadores que estudaram o DNA de 2.700 pacientes de Covid-19 em 208 unidades de tratamento intensivo em todo o Reino Unido descobriram que cinco genes envolvidos em dois processos moleculares --a imunidade antiviral e a inflamação pulmonar--estão no centro de muitos casos graves.

"Nossos resultados sublinham imediatamente quais remédios deveriam estar no topo da lista para testes clínicos", disse Kenneth Baillie, consultor acadêmico de medicina de cuidados críticos da Universidade de Edimburgo que coliderou a pesquisa.

Os genes, conhecidos como IFNAR2, TYK2, OAS1, DPP9 e CCR2, explicam em parte porque algumas pessoas se tornam gravemente doentes de Covid-19 enquanto outras não são afetadas, disse Baillie.

As descobertas publicadas no periódico científico Nature devem ajudar os cientistas a acelerarem a busca por possíveis medicamentos para a Covid-19 por meio de testes clínicos de remédios que visam rotas antivirais e anti-inflamatórias específicas.

Entre os que têm mais potencial, disse, deve estar uma classe de anti-inflamatórios chamada de inibidores JAK, que inclui o remédio para artrite Baricitinib, da Eli Lilly.

A equipe de Baillie também descobriu que um reforço na atividade do gene INFAR2 pode criar proteção contra a Covid-19 porque é provável que ele imite o efeito do tratamento com interferon.

Vários remédios existentes estão sendo analisados em testes clínicos devido ao seu potencial contra a Covid-19, incluindo o interferon-beta-1a, o antagonista de receptor interleukin-1 e o remédio para artrite Kevzara, da Sanofi (PA:SASY).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Até agora, o esteroide dexametasona e um antiviral recém-desenvolvido chamado remdesivir, fabricado pela Gilead, são os únicos medicamentos autorizados em todo o mundo para tratar pacientes de Covid-19 -- embora o remdesivir não seja recomendado para casos graves da doença e tenha mostrado resultados mistos em testes.

No mês passado, a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) aprovou o bamlanivimab, remédio anticorpos contra Covid-19 da Eli Lilly, para pacientes que não estão hospitalizados, mas correm risco de contrair uma doença grave por causa da idade ou outras condições.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.