Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Grupo consultivo da OMS pede dados "realistas" da China sobre Covid

Publicado 03.01.2023, 12:45
Atualizado 03.01.2023, 12:50
© Reuters. Pessoas de máscara em rua de Xangai, na China
03/01/2023
REUTERS/Aly Song

Por Jennifer Rigby

LONDRES (Reuters) - Cientistas de renome que assessoram a Organização Mundial da Saúde (OMS) disseram que querem uma "imagem mais realista" sobre a situação da Covid-19 pelos principais especialistas da China, em uma importante reunião nesta terça-feira, à medida que crescem as preocupações com a rápida disseminação do vírus.

A OMS convidou cientistas chineses para uma reunião virtual fechada com seu grupo técnico consultivo sobre evolução viral, nesta terça-feira, para apresentar dados sobre quais variantes estão circulando no país. O encontro não é aberto ao público ou à mídia.

A China suspendeu suas medidas rígidas contra Covid em dezembro de 2022. Os casos da doença agora estão aumentando, embora os dados oficiais sejam irregulares.

"Queremos ver uma imagem mais realista do que realmente está acontecendo", disse a professora Marion Koopmans, virologista holandesa que faz parte do comitê da OMS. Falando à Reuters antes da reunião, ela disse que alguns dos dados da China, como números de hospitalizações, "não são muito confiáveis".

"É do interesse da própria China apresentar informações mais confiáveis", disse.

O professor Tulio de Oliveira, um cientista sul-africano que também faz parte do comitê e cuja equipe detectou uma série de novas variantes, disse que "claro" que seria bom obter mais informações da China, mas isso também se aplica globalmente.

Até agora, os dados de sequenciamento da China fornecidos ao hub global Gisaid mostraram que as variantes que circulam lá são ramificações da Ômicron, em linha com as variantes dominantes no resto do mundo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Koopmans e seus colegas esperam discutir informações semelhantes na reunião da OMS nesta terça-feira, com cientistas do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças.

No mês passado, a Reuters informou que a OMS não havia recebido dados da China sobre novas hospitalizações por Covid desde que Pequim suspendeu sua política de zero-Covid, levando alguns especialistas em saúde a questionar se o país poderia estar escondendo informações sobre a extensão de seu surto.

(Reportagem adicional de Emma Farge)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.