Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Manifestantes e polícia entram em confronto em Xangai em meio a descontentamento por restrições da Covid

Publicado 27.11.2022, 12:37
USD/CNY
-
USD/CNH
-
CNY/CNH
-

Por Casey Hall e Martin Quin Pollard

XANGAI/PEQUIM (Reuters) - Centenas de pessoas foram às ruas em Xangai e entraram em confronto com a polícia neste domingo, depois que os protestos contra as rígidas restrições de combate à Covid na China seguiram pelo terceiro dia após um incêndio mortal em um apartamento no extremo oeste do país.

A onda de desobediência civil, que se espalhou para outras cidades, incluindo Pequim, não tem precedentes na China continental desde que o presidente Xi Jinping assumiu o poder uma década atrás, e ocorre em meio à crescente frustração com a política Covid-zero, um marco da administração de Xi.

A China já está há quase três anos vivendo com algumas das restrições mais rígidas do mundo.

O incêndio em um prédio residencial na cidade de Urumqi desencadeou protestos depois que vídeos do incidente postados nas mídias sociais levaram a acusações de que o lockdown foi um fator importante no número de mortos.

Funcionários públicos em Urumqi deram uma entrevista coletiva nas primeiras horas do sábado para negar que as medidas anti-Covid tenham dificultado a fuga e o resgate do incêndio. Muitos dos 4 milhões de habitantes de Urumqi estão sob alguns dos bloqueios mais longos do país, impedidos de deixar suas casas por até 100 dias.

No domingo, em Xangai, a polícia manteve uma forte presença na rua Wulumuqi, que leva o nome em homenagem a Urumqi, e onde uma vigília à luz de velas no dia anterior se transformou em manifestação.

À noite, centenas de pessoas se reuniram na região.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Alguns brigaram com a polícia que tentava dispersá-los. As pessoas seguravam folhas de papel em branco como expressão de protesto.

Uma testemunha da Reuters viu pelo menos sete pessoas sendo levadas pela polícia.

"Só queremos nossos direitos humanos básicos. Não podemos sair de casa sem fazer um teste. Foi o acidente em Xinjiang que levou as pessoas a este ponto", disse um manifestante de 26 anos que pediu para não ser identificado devido à sensibilidade do assunto.

No sábado, a vigília em Xangai pelas vítimas do incêndio no apartamento se transformou em um protesto contra as restrições contra a Covid, com a multidão gritando pedindo o cancelamento dos lockdowns.

A China tem mantido a política Covid-zero de Xi, mesmo que grande parte do mundo tenha suspendido a maior parte das restrições. Embora baixos para os padrões globais, os casos de Covid da China têm atingido recordes nos últimos dias, com quase 40.000 novas infecções no sábado.

Últimos comentários

toda hora vemos essas mensagens de crypto nos comentários que não tem nada a vê com o assunto.
Acordaram!
Covid = gripe com patente, lobby, departamento de marketing e relações públicas
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.