Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Premiê britânico diz em inquérito que "debate vigoroso" durante a pandemia foi positivo

Publicado 11.12.2023, 10:32
Atualizado 11.12.2023, 10:35
© Reuters. Primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, presta depoimento em inquérito sobre a Covid-19 em Londres
11/12/2023 Inquérito sobre a Covid-19 no Reino Unido/Divulgação via REUTERS
GBP/USD
-

Por Sarah Young e Kate Holton

LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, defendeu nesta segunda-feira a forma como o país lidou com a pandemia da Covid-19, dizendo a um inquérito oficial que não reconhecia a descrição de um governo disfuncional que saltava de uma ideia para outra.

O inquérito está examinando a resposta do Reino Unido à pandemia que matou mais de 230.000 pessoas no país. A investigação ouviu depoimentos de que o governo do então primeiro-ministro, Boris Johnson, foi dominado por lutas internas e incompetência, e não conseguia tomar decisões.

Sunak era um político relativamente desconhecido quando foi promovido a ministro das Finanças às vésperas da pandemia, parecendo estar seguro ao estabelecer centenas de bilhões de libras de apoio para manter as empresas e os meios de subsistência ativos.

Ele disse ao inquérito nesta segunda-feira que deseja dizer o quanto "lamentava profundamente" por aqueles que perderam entes queridos e que estava lá com o espírito de querer aprender como o governo poderia fazer melhor em qualquer pandemia futura.

Mas ele fez eco a Johnson ao dizer que o fato de que "os debates se acirraram" não era necessariamente algo ruim.

"É certo que houve um debate vigoroso porque essas foram decisões incrivelmente consequentes para dezenas de milhões de pessoas em todas as esferas, seja na saúde, na educação, na economia, na sociedade ou no impacto de longo prazo."

"Foram decisões incrivelmente grandes, do tipo que nenhum primeiro-ministro tomou em décadas, se é que já tomou."

Sunak, que se tornou primeiro-ministro depois que Johnson e sua sucessora Liz Truss foram forçados a deixar o cargo, provavelmente enfrentará perguntas sobre se seu foco na proteção da economia prejudicou a saúde pública.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Um ex-assessor do governo disse à investigação que Sunak havia afirmado que eles deveriam "simplesmente deixar as pessoas morrerem", pois as políticas para conter o vírus levaram a uma contração de 10% na produção econômica em 2020.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.