As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Acessar Ações

Bitcoin brilha em meio a preocupações com o setor bancário tradicional, diz Morgan

Publicado 14.03.2023, 07:18
© Reuters.
MS
-
SIVBQ
-
BTC/USD
-
BTC/BRL
-
BTC/USD
-
BTC/USD
-
BTC/USD
-
BTC/BRL
-
BTC/BRL
-
BTC/BRL
-

Por Senad Karaahmetovic 

Investing.com - Os preços do bitcoin seguiam em alta nesta terça-feira, 14, em meio a preocupações cada vez maiores com a crise do Silicon Valley Bank (NASDAQ:SIVB) e seu possível contágio para o resto do setor bancário tradicional.

Apesar de um movimento inicial de correção em um ambiente de aversão ao risco, a maior criptomoeda do mundo registrou um rali de 27% desde as mínimas de sexta-feira até atingir as máximas de três semanas.

Após o dado de inflação ao consumidor nos EUA, que veio em linha com a expectativa de mercado, o sentimento de apetite a ativos de risco foi acionado e o bitcoin dispara mais de 10% às 12h34, próximo a romper a faixa dos US$ 26 mil.

Para os estrategistas de ações do Morgan Stanley (NYSE:MS), esse pode realmente ser o momento de o bitcoin “bilhar”.

“O bitcoin foi criado para facilitar as transações e armazenar valor em uma carteira digital privada sem a necessidade de um banco intermediário”, escreveram em uma nota aos clientes.

No entanto, eles alertaram que o comportamento do preço da criptomoeda mostrou que ela não está isolada do sistema bancário tradicional.

“Nossa conclusão é que a rede bitcoin pode operar sem os bancos, mas o preço da criptomoeda e seu poder de compra foram e continuam sendo influenciados pela política monetária dos bancos centrais, além do fato de que o criptomercado precisa dos bancos para facilitar os fluxos para o setor”, acrescentaram estrategistas em nota.

“Se o bitcoin fosse negociado com base em sua proposta de valor central, isto é, ‘seja o seu próprio banco’, seus preços deveriam ter subido com o aumento da incerteza bancária".

Eles argumentaram ainda que o atual rali no bitcoin provavelmente é resultado de um “short squeeze” (cobertura de posições vendidas), e não de uma mudança nos fundamentos de mercado.

Por fim, os estrategistas abordaram uma preocupação bastante discutida nos círculos de criptos nos últimos dias: será que os titulares de depósitos em USD estão convertendo para o bitcoin, devido à incerteza relacionada aos seus depósitos bancários?

“Alguns podem fazer a conversão, mas acreditamos que é cedo demais para dizer que se trata de uma tendência duradoura. O bitcoin ainda apresenta forte correlação com o crescimento da oferta monetária (M2). Sem que o bitcoin seja usado como meio de pagamento de forma significativa, será difícil para que a criptomoeda se desvencilhe da sua natureza de ativo de risco”, concluíram os estrategistas.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.