As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Acessar Ações

Combate chinês a criptomoedas acelera mudança de mineração para Ásia Central e América do Norte

Publicado 26.05.2021, 09:40
© Reuters. REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração
BTC/USD
-
BTC/BRL
-

Por Samuel Shen e Alun John

XANGAI/HONG KONG (Reuters) - Uma repressão de Pequim está acelerando rapidamente uma mudança de foco por fabricantes de máquinas que 'mineram' criptomoedas como bitcoin da China para a América do Norte e Ásia Central, enquanto os clientes chineses enfrentam um futuro incerto.

LEIA MAIS - Hashdex: Correção do Bitcoin foi sinal de alerta para os investidores

O governo central da China prometeu reprimir as negociações e a mineração de bitcoin na sexta-feira, fazendo com que algumas mineradoras parassem todas ou parte de suas operações em um país que responde por mais da metade do suprimento de criptografia do mundo.

Os fabricantes dos equipamentos usados pelas mineradoras, muitos deles chineses, dizem que agora estão buscando crescimento em outro lugar.

Com sede em Hangzhou, a Ebang Internacional disse que suas "máquinas de mineração ainda vão estar em falta" no exterior, mesmo se as vendas internas desaparecem.

O impacto será ainda mais amenizado pelo fato de que "os clientes domésticos irão para o exterior para minerar", acrescentou a empresa em um comunicado enviado à Reuters.

Ilustrando a tendência, a BIT Mining Ltd sediada em Shenzhen, disse em um comunicado na segunda-feira que havia firmado um acordo com uma empresa sediada no Cazaquistão para investir em um data center de criptografia de mineração no país.

Os mineiros de bitcoins usam equipamentos de informática especialmente projetados e cada vez mais poderosos, conhecidos como "rigs", para verificar as transações de bitcoins em um processo que produz bitcoins recém-cunhados.

O negócio que consome bastante energia é grande na China, embora a participação de mercado do país tenha diminuído há anos devido à incerteza regulatória.

Se a China perder rapidamente seu poder de criptocomputação, os mineiros estrangeiros se beneficiarão, disse Alex Ao, vice-presidente da Innosilicon Technology, projetista de chips e fabricante de plataformas de mineração de criptografia.

© Reuters. REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração

"Lugares como a América do Norte e a Ásia Central têm vantagens em termos de fornecimento de energia e apoio político", disse Ao, acrescentando que mais mineradores chineses se mudarão para o exterior.

Edward Lu, vice-presidente sênior da Canaan Inc, outra fabricante chinesa de máquinas de mineração, disse que estava olhando para mercados semelhantes.

"A estratégia deve ser desenvolver vigorosamente mercados como Cazaquistão, Canadá e Norte da Europa, onde os recursos energéticos são abundantes e baratos, enquanto as regulamentações são claras e previsíveis", disse Lu à Reuters.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.