🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Criptomoedas não são ‘ouro digital’, não ainda, diz S&P Global Analysis

Publicado 14.11.2022, 08:00
Criptomoedas não são ‘ouro digital’, não ainda, diz S&P Global Analysis
NDX
-
XAU/USD
-
US500
-
GC
-
BTC/USD
-
A visão de criptomoedas cumprindo um papel semelhante ao ouro, como uma reserva de valor, permanece não realizada. De acordo com um estudo da S&P Global, até o momento, o Bitcoin não é um porto seguro em crises econômicas

A análise parte do relatório “A Deep Dive Into Crypto Evaluation”, que observa que o preço do ouro aumentou mais de 40% de meados de 2019 a meados de 2020.

Isso ocorreu pois muitos investidores fizeram a transição para o ouro em resposta à pandemia. O Bitcoin, no entanto, não exibiu uma tendência clara no mesmo período.

“À medida que os temores de inflação se intensificam, o preço do Bitcoin caiu. Enquanto isso, o ouro, após um rali durante o primeiro trimestre, mantém sua média de valor”, diz o relatório.

Comparando os mercados de criptomoedas com os índices S&P 500 e NASDAQ, o relatório indica que as cripomoedas ‘perdem’. O relatório conclui, por exemplo, que os retornos diários dos ativos cripto apresentam maior volatilidade e não uma correlação significativa com as ações.

Bitcoin não é reserva de valor

“A falta de comparabilidade entre criptoativos e ações não é surpreendente, uma vez que os drivers para a avaliação de criptomoedas são diferentes”, diz Cristina Polizu, diretora administrativa de Metodologias da S&P Global Ratings.

Por fim, o relatório observa que, embora as stablecoins sejam menos voláteis do que outros criptoativos, elas ainda ‘flutuam’. Segundo o documento, esses ativos têm maior volatilidade do que as moedas fiduciárias tradicionais e, historicamente, têm uma baixa correlação com elas.

O relatório conclui que o discurso de que as criptomoedas são uma reserva de valor não é verdadeiro. Devido à sua alta volatilidade, elas podem oferecer grandes retornos, mas em tempos de crise, elas tendem a serem eliminadas.

Mesmo as stablecoins, que poderiam atuar como reserva de valor, enfrentam volatilidade. Além disso, por vezes, por terem emissores privados centralizados, elas podem inclusive ir a zero.

Por CriptoFácil

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.