Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

ETF de Bitcoin pode causar correção maior no preço, diz JPMorgan

Publicado 11.01.2021, 10:25
Atualizado 11.01.2021, 10:40
© Reuters.  ETF de Bitcoin pode causar correção maior no preço, diz JPMorgan
BTC/USD
-
GBTC_OLD
-
BTC/BRL
-

Recentemente, a gestora VanEck animou o mercado ao fazer o pedido de registro para um ETF de Bitcoin.

No entanto, o banco JPMorgan fez um alerta. Para a instituição, um ETF de Bitcoin atrairia dinheiro vindo de outros fundos institucionais. É o caso do Bitcoin Investment Trust (OTC:GBTC), fundo gerido pela Grayscale Investments.

À longo prazo, a maior concorrência seria benéfica para o mercado. Mas no curto prazo poderia prejudicar o preço do Bitcoin.

Os analistas destacaram que o ETF atrairia dinheiro institucional do GBTC. O fundo atualmente é a única maneira para alguns em Wall Street ganharem exposição ao Bitcoin, aponta o banco.

GBTC pode impactar preço do Bitcoin

Caso o GBTC seja preterido por um ETF, isso pode causar uma redução do prêmio do fundo. Investidores institucionais compram o GBTC pelo valor líquido do ativo com a intenção de vender após o período obrigatório de bloqueio de seis meses expirar para capitalizar sobre esse prêmio.

Se o prêmio cair devido à introdução de um ETF, isso diminuiria a popularidade de comprar GBTC. E a Grayscale hoje é um dos maiores compradores de Bitcoin do mercado.

Por isso, a gestora poderia ter que vender Bitcoins para honrar os resgates do fundo. A Grayscale possui mais de 600 mil Bitcoins sob gestão atualmente.

A perspectiva de um ETF e a diminuição do prêmio do GBTC também pode levar alguns investidores institucionais a venderem seus fundos. As vendas ocorrem a cada seis meses, quando expira o período de lock-up de seis meses.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Novo diretor da SEC pode auxiliar ETF

O otimismo quanto à aprovação de um ETF cresceu nos últimos meses. A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) está prestes a ter um novo presidente.

Elad Roisman é conhecido por ser um apoiador do Bitcoin e da regulamentação das criptomoedas. Seu nome ainda precisa ser aprovado pelo Senado.

Como ressaltado pelo JPMorgan, um ETF traria consequências positivas no longo prazo. Devido a restrições regulatórias e outras, alguns fundos e instituições financeiras não podem possuir Bitcoin diretamente ou mesmo comprar ações diretamente da Grayscale.

Por conta disso, as cotas do fundo costumam ter um ágio em relação ao preço do BTC. Com um ETF, esse prêmio encolheria, reduzindo a atratividade das ações do GBTC e beneficiando os investidores.

Por CriptoFácil

Últimos comentários

🚀🚀🚀
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.