As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Acessar Ações

Goldman Sachs caça barganhas entre empresas de criptomoedas após colapso da FTX

Publicado 06.12.2022, 10:15
Atualizado 06.12.2022, 11:41
© Reuters.
GS
-
MS
-

Por Iain Withers e Lawrence White

LONDRES (Reuters) - O Goldman Sachs (NYSE:GS) planeja investir dezenas de milhões de dólares para comprar ou injetar recursos em empresas de moedas digitais depois que o colapso da FTX derrubou o preço de ativos e diminuiu o interesse sobre o setor.

A implosão da FTX aumentou a necessidade de grupos de criptomoedas mais confiáveis ​​e regulamentados, e os grandes bancos veem uma oportunidade de fechar negócios, disse Mathew McDermott, chefe de ativos digitais do Goldman, à Reuters.

O Goldman está fazendo a devida diligência em várias empresas de criptomoedas, acrescentou ele, sem dar detalhes.

"Nós vemos algumas oportunidades realmente interessantes, com preços muito mais sensatos", disse McDermott em uma entrevista no mês passado.

A FTX entrou com pedido de proteção contra credores nos Estados Unidos em 11 de novembro, provocando temores de contágio e ampliando os pedidos por mais regulamentação no mercado de ativos digitais.

"Definitivamente atrapalhou o mercado em termos de confiança, não há absolutamente nenhuma dúvida disso", disse McDermott. "A FTX era um garoto-propaganda em muitas partes do ecossistema. Mas, para reiterar, a tecnologia continua funcionando."

Embora a quantia que o Goldman possa potencialmente investir não seja grande para o gigante de Wall Street, que lucrou 21,6 bilhões de dólares no ano passado, a disposição de continuar investindo em meio à agitação do setor mostra que sente uma oportunidade de longo prazo na indústria de criptomoedas.

O presidente-executivo do Goldman Sachs, David Solomon, disse à CNBC em 10 de novembro, enquanto o drama da FTX estava se desenrolando, que, embora veja as criptomoedas como "altamente especulativas", vê muito potencial na tecnologia à medida que sua infraestrutura se torna mais formalizada.

Os rivais são mais céticos. "Não acho que seja uma moda passageira ou que esteja desaparecendo, mas não posso atribuir um valor intrínseco a isso", disse o presidente-executivo do Morgan Stanley (NYSE:MS), James Gorman, na conferência Reuters NEXT em 1º de dezembro.

Enquanto isso, o presidente-executivo do HSBC, Noel Quinn, disse em uma conferência bancária em Londres na semana passada que não tem planos de expandir para negociação (trading) ou investimentos em criptomoedas para clientes de varejo.

O Goldman investiu em 11 empresas de ativos digitais que fornecem serviços como compliance, dados de criptomoeda e gerenciamento de blockchain.

McDermott ingressou no Goldman em 2005 e passou a administrar negócios de ativos digitais depois de atuar como chefe de financiamento de ativos cruzados. A equipe dele cresceu para mais de 70 pessoas, incluindo sete fortes opções de criptomoedas e mesa de negociação de derivativos.

© Reuters. Logotipo do Goldman Sachs na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) 17/11/2021
REUTERS/Andrew Kelly

O Goldman Sachs também, juntamente com a MSCI e a Coin Metrics, lançou um serviço de dados, destinado a classificar ativos digitais com base em como eles são usados.

A empresa também está desenvolvendo sua própria tecnologia de registro privado distribuído, disse McDermott.

O mercado global de criptomoedas atingiu o pico de 2,9 trilhões de dólares no final de 2021, de acordo com o site de dados CoinMarketCap, mas perdeu cerca de 2 trilhões este ano, com os bancos centrais restringindo o crédito e uma série de importantes falências de empresas do setor. Na segunda-feira, o mercado valia 865 bilhões de dólares.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.