Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Tether apoiou USDT com títulos chineses, revelam documentos

Publicado 16.06.2023, 12:55
Atualizado 16.06.2023, 13:06
© Jakub Porzycki via Reuters Connect Tether apoiou USDT com títulos chineses, revelam documentos

CriptoFácil - A Tether, emissora da maior stablecoin do mercado, a USDT, apoiou parcialmente sua moeda digital estável pareada ao dólar com títulos chineses por um período de tempo. Foi o que revelaram documentos divulgados pelo procurador-geral de Nova York (NYAG) e acessados pela Bloomberg.

Conforme reportagem publicada nesta sexta-feira (16), a Tether detinha títulos emitidos por empresas como o China Construction Bank Corp (HK:0939). e o Agricultural Bank of China Ltd (SS:601288). No entanto, a Tether se recusou a admitir essa informação na época.

Exposição a títulos chineses

Não é de hoje que se fala que a Tether tinha exposição ao papel comercial chinês. Essas especulações ocorrem pelo menos desde 2021. Contudo, a empresa emissora da USDT nunca confirmou os rumores.

Em outubro de 2021, a Bloomberg publicou outra matéria dizendo ter evidências de que as reservas da Tether de fato incluíam bilhões de dólares em empréstimos de curto prazo para empresas da China.

Na época, a Tether afirmou que não detinha papéis comerciais emitidos pela gigante imobiliária chinesa Evergrande (OTC:EGRNY), que entrou em crise naquele ano e gerou preocupações no mercado de criptomoedas. Mas a emissora da USDT não disse se detinha ou não títulos de outras empresas ou emissores chineses.

Depois, em julho de 2022, a Tether reafirmou que naquele momento, não possuía nenhum papel comercial chinês. Além disso, a empresa criticou o que chamou de “pessimistas que continuam a espalhar falsidades sobre suas participações em papéis comerciais” e disse que eles estavam errados.

Agora, os documentos mostram que havia sim uma exposição a títulos chineses par cobrir o lastro da USDT. De acordo com a Bloomberg, os documentos foram divulgados devido a um pedido de liberdade de informação. Eles fazem parte dos dados coletados pelo NYAG em sua investigação do Tether.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Caso Tether x NY

Na quinta-feira (15), a Tether disse que a procuradoria-geral de Nova York forneceu informações sobre os negócios da empresa ao portal de cripto CoinDesk. De acordo com a Tether, o portal teve acesso a informações reunidas durante um acordo em 2021 com a procuradoria-geral de Nova York.

Em fevereiro de 2021, o NYAG firmou um acordo com a Tether e com a Bitfinex para o pagamento de uma multa de US$ 18,5 milhões. A investigação alegou que nem sempre a stablecoin da Tether era lastreada em 1:1 em dinheiro.

Por CriptoFácil

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.