USDT é o próximo alvo da SEC? Bitcoin pode colapsar com processo

USDT é o próximo alvo da SEC? Bitcoin pode colapsar com processo

CriptoFácil  | 30.12.2020 12:40

USDT é o próximo alvo da SEC? Bitcoin pode colapsar com processo

O XRP, token nativo da rede Ripple, está sendo processado pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês). O USDT, stablecoin emitida pela Ripple, pode ser o próximo alvo.

Contudo, o impacto pode ser ainda maior do que o experienciado atualmente no caso do XRP. Embora o token tenha declinado quase 50% em uma semana, o restante do mercado não parece impactado.

Tendo em vista a relevância de USDT na compra do Bitcoin em diferentes exchanges, o impacto no preço pode ser considerável.

USDT e Bitcoin

A relação entre a stablecoin e o BTC é discutida em diferentes aspectos. De qualquer forma, todos eles se resumem a como Bitcoins são comprados com USDT.

Em exchanges, não é incomum que pares com USDT sejam bastante movimentados. Uma pesquisa revelou que a maior parte de USDT é usada para arbitragem em exchanges.

Tão comuns que entusiastas das criptomoedas apontam a possibilidade de manipulação do preço do BTC pela Tether.

Em suma, quando uma grande quantidade de USDT é emitida, a crença é de que os tokens sejam para atender uma grande demanda de compra.

Desta forma, quando uma grande quantidade da stablecoin é emitida, o preço tende a subir. A título de exemplo, a Tether emitiu R$ 1 bilhão em USDT no dia 15 de dezembro.

Um dia depois, o BTC rompeu sua máxima histórica e iniciou uma incursão acima dos US$ 20 mil que ainda não teve fim.

Apesar de não estar confirmada a correlação, as coincidências estão sempre presentes no par BTC/USDT.

Essa relação supostamente próxima entre as duas criptomoedas pode causar um duro impacto no BTC.

Caso o USDT seja processado pela SEC, não é difícil imaginar que as exchanges vão tirar de seus pares a stablecoin.

Também não é difícil imaginar que a Tether seja processada pela SEC. Diversas acusações envolvendo manipulação de mercado, algumas feitas ainda em 2020, têm a empresa como alvo.

Diferente do XRP, que pode ser interpretado como um ecossistema em si, o USDT é ligado ao BTC. É uma stablecoin usada por traders em exchanges para compra de criptomoedas.

É importante ainda considerar que a Tether tem ligação com a Bitfinex, compartilhando o mesmo CTO.

Assim, não seria também improvável que a Bitfinex fosse tragada para um possível turbilhão.

Toda essa movimentação envolvendo uma grande exchange, a maior stablecoin em volume e o BTC poderia causar um impacto negativo no preço.

Entretanto, é difícil que o baque seja de curta duração.

Balança, mas não cai

Mesmo que o USDT seja a stablecoin mais utilizada, ela não é a única opção disponível.

Stablecoins como TrueUSD (TUSD) e DAI têm conquistado espaço, e podem ser vistas como alternativas.

O fato é que opções de stablecoins não faltarão aos traders. Em outras palavras, o impacto dos acontecimentos não prejudicará a longevidade do uso de stablecoins.

Porém, a possibilidade de uma queda no preço do BTC caso a Tether vire alvo da SEC é palpável.

Por CriptoFácil

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Hermes Trimegistos
Hermes Trimegistos

Não vai acontecer.   ... (Leia Mais)

25.02.2021 13:16 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.