Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Agenda econômica: Inflação norteia Brasil, EUA e outros países na próxima semana

Publicado 05.01.2024, 14:13
Atualizado 07.01.2024, 18:00
© Reuters.

Investing.com – Em meio ao processo de desinflação global, as atenções estão voltadas para a divulgação de dados de preços ao consumidor na próxima semana, com destaque para Brasil, Estados Unidos e China. Outros países também trazem dados de inflação, como Suíça, Japão e Espanha.

PROMOÇÃO DE ANO NOVO: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor1”

Cenário doméstico

A agenda local é mais modesta com a divulgação do Boletim Focus do Banco Central na próxima segunda, além da Confiança do Consumidor Reuters/Ipsos de janeiro na quarta-feira. Na quinta, durante a manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro. Em novembro, o IPCA subiu 0,28%, com alta de 4,68% em doze meses.

Para o indicador de dezembro, a Warren estima uma alta de 0,49%, levando a inflação em 2023 a 4,55%. Andréa Angelo, estrategista de inflação, em entrevista exclusiva do Investing.com Brasil, afirma que para dezembro, entre os principais riscos altistas, está a alimentação, além da devolução de descontos da Black Friday, em sua visão. “Mesmo que nesta Black Friday, o evento tenha sido mias fraco em relação a preço, a gente vê que em algum momento esses preços voltam. Então pode ser que a gente tenha alimentação um pouquinho mais forte em dezembro e esses preços de retorno da Black Friday também trazendo mais para cima”, avalia.

CONFIRA: Calendário Econômico do Investing.com

Agenda Internacional

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Suíça será conhecido na segunda, assim como do Japão. Dados de vendas no varejo na Zona do Euro e no Reino Unido também serão contemplados no início da semana.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

As taxas de desemprego da Suíça, Itália, assim como de toda Zona do Euro serão apresentadas na terça, além da produção industrial alemã e balança comercial americana.

Na quarta, PIB, o mercado repercute a produção industrial e vendas no varejo da Suécia. A Itália divulga dados do varejo e os EUA no atacado. Na quinta, produção industrial na Espanha, Itália, e pedidos de seguro-desemprego nos EUA estarão em foco, mas o destaque fica por conta do IPC dos EUA. A China também divulga o IPC na quinta, assim como preços ao produtor.

Em novembro, o IPC americano apresentou alta de 0,1%, levando a um acréscimo de doze meses de 3,1%. O núcleo subiu 0,3%, com alta anual de 4%. Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad, destaca que as expectativas são de um pequeno aumento em relação à leitura de novembro, mas ainda apontando para um cenário benigno de desinflação gradual, mas ainda longe da meta de 2% do Federal Open Market Committee (FOMC).

"Apesar do FOMC normalmente não colocar muito peso em apenas um indicador mensal, um número muito acima das projeções para a inflação de dezembro deverá ser interpretado pelo mercado como um sinal de que os cortes de juros só terão início a partir do segundo trimestre, impactando a precificaçao de ativos", espera.

Na sexta, os mercados estarão atentos a dados da balança comercial da China, Produto Interno Bruto (PIB) e produção industrial do Reino Unido, IPC da Espanha e Índice de Preços ao Produtor nos EUA.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Bom dia & bons trades.
Vamos ver de quantos trilhões vai ser o rombo nas estais e cofres públicos, opa, não podemos confiar em dados da esquerda, muita manipulação. A verdade foi para o museu junto com a democracia e a liberdade de expressão, mas é tudo por Amo$$$$$$
Segue muito congestionado isso aqui !!!! Uma pena!! Espaco de forum e troca de ideias virou campo de fanfarroes abstratos
Lula segue destruindo o Brasil
quem governa é o xandão.
kkkkk midia financeira vive plantando motivos falsos para justificar suas operaçoes especulativS
Tem razão mas nesse caso ja estava projetado a um ano com os gastos do governo. E se Trump se eleger vai ter aumento significativo do dolar
esse investing é tão sério que não consegue bloquear comentários de boots...
eles nem tentam, infelizmente
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.