As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Acessar Ações

AO VIVO: Acompanhe a entrevista do presidente do BC, Campos Neto, ao Roda Viva

Publicado 13.02.2023, 15:54
© Reuters.
EUR/BRL
-
USD/BRL
-
BVSP
-
WDOc1
-
DOLc1
-
WDOc2
-
WDOc3
-
DOLc2
-
DOLc3
-

Investing.com - Após ser duramente criticado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas últimas semanas, o presidente do Banco Central (BC) Brasileiro Roberto Campos Neto concede entrevista exclusiva ao programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira, 13, a partir das 22h.

Confira abaixo a entrevista ao vivo de Campos Neto ao Roda Viva, sob o comando da jornalista Vera Magalhães: 

Contexto

Rebatendo as críticas sobre o patamar dos juros, Campos Neto afirmou que a independência do BC é importante porque desconecta o ciclo da política monetária do ciclo político.

Com a inflação acima da meta em 2021 e em 2022, a perspectiva é de que o indicador oficial, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), seja superior ao patamar estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) também neste ano.

CONFIRA: A meta de inflação deve ser elevada ou não? Veja o que pensam os especialistas

De acordo com Boletim Focus, divulgado pelo BC na manhã de hoje, economistas consultados pela autoridade monetária projetam uma inflação de 5,79% em 2023, enquanto o centro da meta do ano é de 3,25%. As estimativas para 2024, horizonte da política monetária do Banco Central, estão em 4%. Além disso, o relatório aponta que os analistas esperam que a Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, feche o ano em 12,75%. Atualmente, a Selic está em 13,75%.

LEIA MAIS: Acreditamos em atingir metas de inflação, não ajustá-las, diz Campos Neto

Críticas ao patamar de juros

O presidente Lula tem feito duros pronunciamentos a respeito do papel do Banco Central, que mantém os juros em patamar considerado elevado para frear a inflação e atingir a meta no “horizonte relevante”. Lula defende que o Senado se mantenha "vigilante" a respeito da atuação de Campos Neto. As falas ocorrem diante de especulações de economistas sobre uma possível mudança nas metas de inflação, tendo em vista que a expectativa é de que não ela não seja cumprida novamente.

Economistas e analistas do mercado financeiro não concordam com uma possível mudança, com o entendimento de que poderia desancorar as expectativas. Por outro lado, quem defende a alteração avalia que, diante de uma meta que já não deve ser cumprida, manter os juros elevados compromete outros indicadores, como o crescimento econômico e o desemprego.

A próxima reunião do CMN está marcada para esta quinta-feira, 16, e a equipe econômica estuda revisar a decisão sobre as metas. As metas são definidas conselho, hoje composto pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad; e do Planejamento, Simone Tebet; além de Campos Neto.

Amanhã, às 9h45, Campos Neto participa também do evento BTG (BVMF:BPAC11) Conference.

 

 

 

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.