Arrecadação federal sobe 0,26% em setembro, menor ritmo de crescimento do ano, diz Receita

Arrecadação federal sobe 0,26% em setembro, menor ritmo de crescimento do ano, diz Receita

Reuters  | 24.10.2018 11:58

Arrecadação federal sobe 0,26% em setembro, menor ritmo de crescimento do ano, diz Receita

BRASÍLIA (Reuters) - A arrecadação do governo federal registrou alta real de 0,26 por cento em setembro sobre igual período do ano passado, a 110,664 bilhões de reais, no menor ritmo crescimento mensal já apresentado no ano, divulgou a Receita Federal nesta quarta-feira.

O dado só ficou no azul pelo avanço de 39,79 por cento nas receitas administradas por outros órgãos em setembro, a 2,49 bilhões de reais, linha que é sensibilizada sobretudo pela arrecadação com royalties do petróleo.

Enquanto isso, as receitas administradas pela Receita Federal, que compreendem os impostos recolhidos, tiveram um recuo real de 0,39 por cento, a 108,173 bilhões de reais.

Mesmo assim, a arrecadação de setembro foi a mais forte para o mês desde 2015, quando somou 110,728 bilhões de reais, em dado corrigido pela inflação. O resultado veio pouco abaixo de estimativa de 111,5 bilhões de reais para o mês, apontada em pesquisa Reuters junto a analistas. BRTAX=ECI

Setembro foi marcado pela queda observada na arrecadação de vários impostos, com destaque para receita previdenciária, com recuo de 2,23 por cento sobre um ano antes (-757 milhões de reais).

A contração de 14,04 por cento em Imposto de Renda Retido na Fonte-Rendimentos de Capital representou um impacto de 522 milhões de reais a menos para o governo. Também houve diminuição de 60,1 por cento na arrecadação com Cide-combustíveis (-323 milhões de reais).

De janeiro a setembro, a expansão da arrecadação ainda mostra um ritmo mais vigoroso, com alta real de 6,21 por cento sobre igual etapa de 2017.

Para 2018, a meta de déficit primário é de 159 bilhões de reais para o governo central (Tesouro, Banco Central e Previdência), e os membros da equipe econômica têm reiterado que cumprirão o objetivo com folga, contando para tanto com a melhora observada na arrecadação este ano.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+