Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Arrecadação federal sobe 0,26% em setembro, menor ritmo de crescimento do ano, diz Receita

Publicado 24.10.2018, 11:58
Atualizado 24.10.2018, 11:58
© Reuters.  Arrecadação federal sobe 0,26% em setembro, menor ritmo de crescimento do ano, diz Receita

BRASÍLIA (Reuters) - A arrecadação do governo federal registrou alta real de 0,26 por cento em setembro sobre igual período do ano passado, a 110,664 bilhões de reais, no menor ritmo crescimento mensal já apresentado no ano, divulgou a Receita Federal nesta quarta-feira.

O dado só ficou no azul pelo avanço de 39,79 por cento nas receitas administradas por outros órgãos em setembro, a 2,49 bilhões de reais, linha que é sensibilizada sobretudo pela arrecadação com royalties do petróleo.

Enquanto isso, as receitas administradas pela Receita Federal, que compreendem os impostos recolhidos, tiveram um recuo real de 0,39 por cento, a 108,173 bilhões de reais.

Mesmo assim, a arrecadação de setembro foi a mais forte para o mês desde 2015, quando somou 110,728 bilhões de reais, em dado corrigido pela inflação. O resultado veio pouco abaixo de estimativa de 111,5 bilhões de reais para o mês, apontada em pesquisa Reuters junto a analistas. BRTAX=ECI

Setembro foi marcado pela queda observada na arrecadação de vários impostos, com destaque para receita previdenciária, com recuo de 2,23 por cento sobre um ano antes (-757 milhões de reais).

A contração de 14,04 por cento em Imposto de Renda Retido na Fonte-Rendimentos de Capital representou um impacto de 522 milhões de reais a menos para o governo. Também houve diminuição de 60,1 por cento na arrecadação com Cide-combustíveis (-323 milhões de reais).

De janeiro a setembro, a expansão da arrecadação ainda mostra um ritmo mais vigoroso, com alta real de 6,21 por cento sobre igual etapa de 2017.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Para 2018, a meta de déficit primário é de 159 bilhões de reais para o governo central (Tesouro, Banco Central e Previdência), e os membros da equipe econômica têm reiterado que cumprirão o objetivo com folga, contando para tanto com a melhora observada na arrecadação este ano.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.