Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Atividade empresarial da zona do euro se aproxima de estabilidade em março, mostra PMI

Publicado 21.03.2024, 07:32
Atualizado 21.03.2024, 07:36
© Reuters. Vista aérea de Paris
19/06/2023. REUTERS/Stephanie Lecocq/File Photo

LONDRES (Reuters) - A atividade empresarial da zona do euro ficou muito perto de voltar a crescer em março, superando as expectativas, de acordo com uma pesquisa que mostrou que as pressões inflacionárias contrariaram a tendência recente e diminuíram neste mês.

Entretanto, a recuperação foi desigual, com uma forte recuperação na atividade de serviços compensando uma desaceleração mais severa no setor industrial.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto preliminar do HCOB, compilado pela S&P Global, subiu para 49,9 este mês em relação aos 49,2 de fevereiro, acima das expectativas de 49,7 em uma pesquisa da Reuters, mas marcando o 10º mês abaixo do nível de 50 que separa crescimento de contração.

Os índices que abrangem o custo geral de operação e os preços cobrados diminuíram este mês, com o último caindo de 54,4 para 53,1, um recorde de baixa de quatro meses.

Isso provavelmente será bem recebido pelas autoridades do Banco Central Europeu, que mantiveram os custos de empréstimos em níveis recordes neste mês enquanto preparam cautelosamente o terreno para reduzi-los ainda este ano. Eles devem começar a cortar os juros em junho, de acordo com uma pesquisa da Reuters.

O PMI que abrange o setor de serviços subiu para 51,1, o maior valor em nove meses, em comparação com 50,2 de fevereiro e bem acima da estimativa de 50,5 da pesquisa da Reuters.

"O fato de o PMI de serviços ter entrado ainda mais em território expansionista, com 51,1, deve ser visto como um acontecimento positivo, especialmente porque marca o segundo mês consecutivo de crescimento", disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A demanda por serviços aumentou pela primeira vez desde junho, com o índice de novos negócios subindo de 49,8 para 50,5.

Mas o PMI do setor industrial caiu de 46,5 para 45,7, mínima em três meses, muito abaixo de todas as expectativas da pesquisa da Reuters, que previa um aumento para 47,0.

"Se você esperava uma recuperação no setor industrial no primeiro trimestre, é hora de jogar a toalha", disse de la Rubia.

Um índice de monitoramento da produção subiu de 46,6 para 46,8.

Sugerindo que os gerentes de fábrica não esperam uma melhora iminente, o número de funcionários foi reduzido pela taxa mais acentuada desde novembro. O índice de emprego caiu de 47,1 para 46,6.

(Reportagem de Jonathan Cable)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.