Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

BC da Suíça faz corte inesperado nos juros e sai à frente de pares globais

Publicado 21.03.2024, 07:54
Atualizado 21.03.2024, 07:54
© Reuters. Sede do BC da Suíça em Zurique
21/03/2024. REUTERS/Denis Balibouse

Por John Revill

ZURIQUE (Reuters) - O Banco Nacional da Suíça reduziu nesta quinta-feira sua principal taxa de juros em 25 pontos-base, para 1,50%, uma medida inesperada que o tornou o primeiro grande banco central a reduzir o aperto da política monetária destinada a combater a inflação.

O banco central, na primeira decisão sobre os juros desde que o presidente de longa data, Thomas Jordan, disse que deixará o cargo em setembro, também reduziu sua taxa de juros sobre depósitos à vista para 1,50%.

A decisão do banco central suíço, seu primeiro corte de juros em nove anos, foi a primeira de um dia movimentado para os bancos centrais da Europa, com o Banco da Inglaterra também anunciando sua decisão.

A decisão pegou os mercados de surpresa, fazendo com que o franco suíço atingisse o menor valor em oito meses em relação ao euro e os rendimentos dos títulos do governo suíço caíssem, ao mesmo tempo em que impulsionou as ações listadas em Zurique.

A maioria dos analistas consultados pela Reuters esperava que o banco central, geralmente conservador, mantivesse os juros em 1,75% e esperasse pelo menos mais três meses antes de agir.

A medida foi tomada depois que a inflação suíça caiu para 1,2% em fevereiro, o nono mês consecutivo em que os aumentos de preços ficaram dentro da faixa da meta de 0% a 2%.

"O afrouxamento da política monetária foi possível porque a luta contra a inflação nos últimos dois anos e meio tem sido eficaz", disse Jordan a repórteres, observando como a inflação suíça tem se mantido abaixo de 2% por vários meses.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"De acordo com nossa nova previsão, é provável que a inflação também permaneça nessa faixa nos próximos anos."

O banco central disse que estava levando em conta a redução da pressão inflacionária, bem como a valorização do franco suíço em termos reais ao longo do ano passado. O corte sustentará a atividade econômica, acrescentou.

(Reportagem adicional de Oliver Hirt)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.