Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

BC diz que aumento de impostos foi principal razão para inflação acima da meta em 2023

Publicado 28.03.2024, 09:27
Atualizado 28.03.2024, 09:30
© Reuters. Mercado Municipal de São Paulo
06/09/2017. REUTERS/Paulo Whitaker

Por Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) - Aumentos de impostos promovidos no ano passado deram a principal contribuição para que a inflação ficasse acima da meta em 2023, apontou nesta quinta-feira o Banco Central, em seu Relatório Trimestral de Inflação.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o ano passado em 4,62%, 1,37 ponto percentual acima da meta de 3,25%, mas dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual.

No relatório, o BC decompôs os principais fatores que influenciaram a alta de preços e concluiu que medidas tributárias, principalmente a reoneração dos impostos federais e o aumento do ICMS (estadual) sobre combustíveis, foram os fatores que apresentaram a principal contribuição para o desvio da inflação em relação à meta, de 1,26 ponto percentual.

Um dos eixos econômicos do governo Luiz Inácio Lula da Silva prevê a recuperação da base fiscal da União, o que inclui recomposição da coleta de tributos e a criação de novas cobranças no que a atual gestão trata como correção de distorções, como taxações sobre contribuintes de alta renda.

Governos estaduais também têm reajustado alíquotas de tributos, que haviam sido cortadas por conta de medidas articuladas durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, com governadores alegando riscos à saúde financeira dos entes.

Apesar da constatação apresentada pela autoridade monetária, membros da diretoria do BC elogiaram ao longo do ano passado o esforço do governo para recompor a base de arrecadação e estabilizar a trajetória do endividamento público.

De acordo com o BC, também contribuíram para a alta da inflação em 2023, em menor magnitude, as expectativas para a evolução dos preços à frente (+0,69 ponto percentual) e a inércia da inflação do ano anterior (+0,61 ponto percentual).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em sentido contrário, a chamada inflação importada, que inclui preços de commodities e variação cambial, contribuiu para uma redução de preços (-0,91 ponto). Também houve influência da ociosidade da economia (-0,37 ponto).

Últimos comentários

esse governo só presta para aumentar imposto, e o dinheiro invés de ir para população que precisa, o governo gasta com nada que preste, claro tem que pagar a midia esquerdista para falar bem do governo.
Não importa de quem é a responsabilidade no caso, e acho SIM, que nesse caso é quase toda dos governadores, mas o PT e LULE precisam colocar na cabeça que precisam administrar o país de um modo RACIONAL, sem desperdícios e cortando gastos e impostos pra pagar o mínimo de juros possível, COMO SERIA FEITO EM QUALQUER EMPRESA.
Os governadores BOZONARISTAS aumentaram imposto pra atrapalhar a economia e impedir os cortes na SELIC. Podem mugir gados.
O Bozo tem que contratar o toledinho junior pra ser advogado dele.
Se me contratasse garanto que ia preso junto com filhos ministros e assessores.
Aos poucos Toledinho fai assumindo o amor pelo BozoLadrão... Vai preso junto para não confessar os crimes...
Alguns procurarão e saberão que tudo é mentira
ih rapá! O president0 (pt) vai promover...aumento de 10 cent
O povo recebeu 3% de aumento real e ainda precisou pagar mais imposto para os governadores? Parabéns.
Esse Roberto Campos Neto só atrapalha contando a verdade pro povo. Ainda bem que ano vem o Lula vai poder escolher o novo presidente do BC, daí esses problemas vão acabar. 🤡🤡🤡
Tem pessoas que não vão entender o seu texto irônico
ICMS foi o principal fator? 60% de aumento para o Claudio Castro? Parabéns.
Assume logo que se vendeu ...virou bot
ICMS foi o principal fator? 30% de aumento para o Tarcisio? Parabéns.
ICMS foi o principal fator? 300% de aumento parao Zema? Parabéns.
bombeiro filho das unha!
Já pensou se o povão ficasse ligado nisso tudo?
kkkkkk
Pô...não pode nem rir aqui?!
Haddad aumentou todos os outros
Obrigado, Tarcísio por aumentar o ICMS. 😝🤣🤪🐂🐃🐄😝🤣🤪🐄🐃🐂😝🤣🤪
Alfred, sua isenção é tão genuína quanto a honestidade do seu chefe e a capacidade cognitiva de seus comparsas...
Sérgio não se faça de rogado, os teus políticos de estimação são todos comprados.
kkkkkk faz o L Picanheiros, comedores de PICANHA. Kkkkk
Quem diria 🤣🤣🤣
Os governadores tiveram que aumentar imposto para compensar a herança maldita do ladrão miliciano....
O lula não é ladrão né? comunista, quando o Brasil estiver igual a Venezuela você vai está culpando o bozo
Lula não é ladrão? HAHAHH. Somente um completo idiota acredita que Bozo e Lula não são ladrões. São os dois especialistas em saquear os cofres publicos enganar idiotas como você.
Padinho cícero, então o bozo não é ladrão, né ?
obrigado, Tarcisio, Zema, Castro, ... por fazer o BC culpar vocês pela inflação do ano passado. Será que Zema aumentou imposto para bancar os 300% de aumento no proprio salário?
A desoneração que foi politicagem irresponsável do BOZO. Foi graças a desoneração que os estados ficaram endividados, porque perderam a arrecadação do ICMS. O BOZO cagou no Brasil e vai levar tempo pra limpar a merda que ele fez. E mais tempo ainda vai levar pra limpar a internet desses patriotários de merda.
Além de burro é cego
você além de gado é retardado.
os imbecis fascistas não sabem que o ICMS é imposto estadual, parabéns ao Tarcísio, Castro e Zema pelo aumento da carga tributária, filhotes do bozo.
são todos desonestos, e são todos mau caráter. Mentem, enganam, roubam, assassinam e fazem discurso de cidadão do bem, temente a DEus.
A desoneração que foi politicagem irresponsável do BOZO. Foi graças a desoneração que os estados ficaram endividados, porque perderam a arrecadação do ICMS.
kkkkkk faz o L Picanheiros
Faz o L!!!
É um coió mesmo, como chamamos lá em Minas. E coió raiz, daqueles bem bocoió mesmo.
jura, esse ministro só sabe aumentar impostos, não tem uma ideia ,além disso
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.