🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

'BC sofre asfixia financeira e administrativa que nos atrapalha muito', diz Campos Neto

Publicado 17.05.2024, 10:15
© Reuters 'BC sofre asfixia financeira e administrativa que nos atrapalha muito', diz Campos Neto

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falou sobre a autonomia da autoridade monetária em evento que discutia os 30 anos do Plano Real na II Conferência Anual do BC, em Brasília. "O Banco Central sofre asfixia financeira e administrativa que nos atrapalha muito e que é um grande problema, eu vejo isso como um grande problema, um dos grandes desafios", disse, num raro momento em que desviou do tema do debate.

A autonomia do BC já havia sido mencionada por outros ex-presidentes da autoridade monetária que participam deste evento.

Ao defender o plano Real, Persio Arida destacou a parte política, de como foi necessário um sistema democrático criar o incentivo político para estabilização da inflação. Para ele, Fernando Henrique Cardoso (que foi ministro da Fazenda do governo Itamar Franco e depois foi presidente da República por dois mandatos) teve o mérito de ser capaz de explicar ao Congresso e convencer a opinião pública de que o Real era necessário.

Ele também comentou que já durante a gestão FHC havia discussões sobre a autonomia da autoridade monetária, mas que a avaliação é de que naquele momento não havia maturidade para esta mudança.

Já Gustavo Loyola disse que o Plano Real foi a consagração do BC em sua missão mais nobre, que é buscar a estabilização de preços. Ele também reforçou a necessidade de garantir a autonomia plena do BC.

Tramita, no Congresso, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que amplia a autonomia do BC. Ela tem o apoio de Campos Neto, mas o governo é contrário. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já afirmou ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) que este texto não tem o aval da Pasta.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.