Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Corte de juros pelo BCE está próximo mas ainda não é a hora, diz membro do Conselho

Publicado 11.03.2024, 08:33
Atualizado 11.03.2024, 08:35
© Reuters. Sede do BCE em Frankfurt, Alemanha
14/09/2023. REUTERS/Wolfgang Rattay/File Photo

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu está cada vez mais confiante de que a inflação está caindo, mas ainda deve adiar um corte na taxa de juros até junho, disse o eslovaco Peter Kazimir, membro do Conselho do BCE, nesta segunda-feira.

O BCE manteve os juros em um nível recorde na semana passada, mas sua chefe, Christine Lagarde, disse que as discussões sobre um afrouxamento da política monetária já começaram e que muitas informações relevantes estarão disponíveis até junho.

"Saberemos um pouco mais em abril, mas somente em junho, com novas previsões em mãos, o nível de confiança atingirá o limite", disse Kazimir, o chefe do banco central da Eslováquia, em um post de blog.

"O quadro atual favorece claramente a manutenção da calma nas próximas semanas e a realização do primeiro corte na taxa de juros no verão (do hemisfério norte)", acrescentou.

Os mercados agora veem quatro cortes nas taxas de juros este ano, com o primeiro movimento em junho, indicando que os investidores estão apostando em um movimento em todas as reuniões, exceto uma, entre junho e dezembro.

Fontes próximas à discussão disseram à Reuters na sexta-feira que uma clara maioria das autoridades era a favor de um movimento em junho, e alguns deles lançaram em particular a ideia de um nova movimento em julho para conquistar um pequeno grupo que preferiria um início mais cedo dos cortes.

Kazimir disse que está "aumentando gradualmente" a confiança de que a inflação voltará para a meta de 2% no próximo ano, mas alertou que as pressões salariais ainda permanecem muito altas, apesar de uma desaceleração observada.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Ele acrescentou que uma política fiscal mais frouxa, uma recuperação nos preços do gás natural e o alto custo da transição verde também aumentam os possíveis riscos de alta.

"Isso não significa que não discutiremos como reduzir nossa postura de política monetária restritiva nesse meio tempo", disse Kazimir. "Pelo contrário, usaremos as próximas semanas para fazer exatamente isso."

Assim que as taxas começarem a cair, Kazimir disse que é a favor de um ciclo suave e constante de afrouxamento.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Últimos comentários

Mais uma especulação irresponsável!! É as autoridades competentes ficarem de olho nessas pessoas!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.