Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Dados da economia da China desapontam após séries de lockdowns

Publicado 16.05.2022, 02:54
Atualizado 16.05.2022, 07:45
© Reuters.

Por Gina Lee

Investing.com - A atividade econômica chinesa caiu acentuadamente em abril de 2022, quando os bloqueios do COVID-19 afetaram fortemente o consumo, a produção industrial e o emprego, aumentando os temores de que a economia pudesse encolher no segundo trimestre.

Os dados do National Bureau of Statistics (NBS) divulgados no início do dia mostraram que o investimento em ativos fixos cresceu anualmente 6,8%. A produção industrial contraiu anualmente 2,9% e produção industrial chinesa cresceu 4% ano a ano.

As Vendas no varejo contraíram 11,1% ano a ano em abril de 2022 e a taxa de desemprego chinesa foi de 6,1%.

Embora o primeiro-ministro Li Keqiang tenha dito em março que a China pretende criar mais de 11 milhões de empregos, e preferencialmente 13 milhões de empregos urbanos, em 2022, ele recentemente chamou a situação de emprego do país de "complicada e sombria" devido aos piores surtos de COVID-19 do país desde 2020.

Isso levou a bloqueios totais ou parciais em dezenas de cidades em março e abril, incluindo um prolongado na cidade de Xangai. Esse bloqueio e os testes prolongados em Pequim estão aumentando as preocupações com o crescimento econômico no resto do ano, disse o economista do Hwabao Trust, Nie Wen, à Reuters.

"Ainda é possível alcançar um crescimento do PIB de cerca de 5% este ano se as restrições do COVID afetarem a economia apenas em abril e maio. Mas o coronavírus é tão infeccioso e contínuo preocupado com o crescimento daqui para frente".

Outros investidores não estão convencidos, com analistas do ING buscando uma contração de 1% no crescimento econômico no segundo trimestre em relação ao ano anterior e Nomura dizendo que a economia chinesa enfrenta um risco crescente de recessão desde meados de março.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A Capital Economics agora está prevendo um crescimento chinês de apenas 2% para o ano inteiro e diz que se o COVID-19 não puder ser controlado, mesmo isso não é garantido. “Mesmo que a atual onda de vírus seja anulada, os controles do COVID-19 continuarão a reter a atividade até certo ponto nos próximos trimestres”.

Embora os formuladores de políticas tenham repetidamente prometido mais apoio à desaceleração da economia, o estímulo até agora tem sido "insatisfatório", com apenas pequenos cortes nas taxas de juros, acrescentou.

As autoridades financeiras também disseram no domingo que permitirão que os bancos reduzam o limite inferior das taxas de juros dos empréstimos à habitação com base no prazo correspondente da taxa básica de empréstimos para a primeira compra de casa. O Banco Popular da China renovou os empréstimos de médio prazo com vencimento, mantendo a taxa de juros inalterada pelo quarto mês consecutivo no início do dia.

As autoridades serão cautelosas na implementação de medidas quantitativas, como cortes em larga escala nas taxas de juros ou taxas de compulsório dos bancos para estimular a economia, dadas as preocupações com os aumentos das taxas de juros nos EUA e uma desvalorização da moeda chinesa, mas medidas estruturais e direcionadas, como no setor imobiliário, seria o preferido, disse Nie, da Hwabao Trust.

Últimos comentários

Daqui a pouco vão decretar Lock Down nas cidades fantasmas.
Já escrevi mais cedo que a China está falida. Lock Down é acobertamento da real situação chinesa.
Desapontados com o que ? esses dados eram óbvios !  tudo trancado, queriam o que  ? milagre ?   AFFF
china sendo china, quem está surpreso que com as principais cidades fechadas vão melhorar os números?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.