Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Dirigentes do BCE sinalizam possibilidade de corte de juros em junho

Publicado 15.04.2024, 12:52
© Reuters Dirigentes do BCE sinalizam possibilidade de corte de juros em junho

Dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) sinalizaram nesta segunda-feira, 15, a possibilidade de a autoridade monetária cortar os juros em junho. O dirigente Peter Kazimir indicou estar aberto à possibilidade de a autoridade monetária cortar juros em junho, mas evitou se comprometer com um forward guidance explícito. Já o dirigente Olli Rehn afirmou que o BCE poderá cortar juros na próxima reunião, em junho, se a inflação na zona do euro desacelerar conforme o esperado.

"Agimos e agiremos informados pelos dados que chegam e nos adaptaremos às suas idas e vindas", escreveu Peter Kazimir, em publicação no blog da instituição.

O dirigente, que presidente o BC da Eslováquia, afirmou que a inflação na zona do euro demonstra sinais de declínio sustentado.

Para ele, o cenário abre caminho para o relaxamento da postura do BCE e a economia do bloco deve acelerar no segundo semestre deste ano.

Apesar disso, Kazimir avalia que o BC europeu precisa manter uma abordagem cautelosa. "Mesmo após o primeiro corte nas taxas, a nossa política monetária permanecerá restritiva; ela precisa permanecer", ressaltou.

Kazimir pontuou que o planeta está mais vulnerável a choques, com riscos de uma repentina escalada da inflação, de uma crise econômica global ou de uma mudança no comportamento de consumidores. "Ao manter a flexibilidade, podemos adaptar a nossa política a estas mudanças e mitigar o seu impacto na economia", comentou.

Em discurso realizado nesta segunda-feira, o dirigente Olli Rehn reforçou que as decisões do BCE serão baseadas na evolução dos indicadores econômicos.

Rehn, que preside o BC da Finlândia, ressaltou que há sinais de uma melhora nos dados de atividade, após um começo do ano enfraquecido.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

De acordo com ele, a recuperação é sustentada pela resiliência do mercado de trabalho, mas há riscos ainda em vigor.

"A geopolítica pode, portanto, inviabilizar o desdobramento positivo da economia europeia", alertou Rehn.

Últimos comentários

BCs estão falando muito e contando com a sorte isso sim
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.