Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Economia da China mostra sinais de estabilização, mas setor imobiliário ameaça perspectivas

Publicado 15.09.2023, 07:31
© Reuters. Fábrica da Gree em Wuhan, China
16/08/2021. China Daily via REUTERS/File Photo
USD/CNY
-
USD/CNH
-

Por Ellen Zhang e Joe Cash

PEQUIM (Reuters) - A produção industrial e as vendas no varejo da China cresceram em um ritmo mais rápido em agosto, mas a queda dos investimentos no setor imobiliário ameaça minar uma série de medidas de apoio que estão mostrando sinais de estabilizarem partes da economia.

As autoridades chinesas enfrentam uma tarefa assustadora na tentativa de reavivar o crescimento após um breve salto pós-Covid, na esteira da persistente fraqueza do setor imobiliário, de uma moeda vacilante e da demanda global fraca por seus produtos manufaturados.

A produção industrial aumentou 4,5% em agosto em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Estatísticas, acelerando em relação ao ritmo de 3,7% de julho e superando as expectativas de um aumento de 3,9% em pesquisa da Reuters com analistas. O crescimento marcou o ritmo mais rápido desde abril.

As vendas no varejo, um indicador do consumo, também aumentaram em um ritmo mais rápido de 4,6% em agosto, ajudadas pela temporada de viagens de verão, e foi o crescimento mais rápido desde maio. Isso se compara a um aumento de 2,5% em julho e a uma alta esperada de 3%.

Os dados sugerem que uma série de medidas recentes para fortalecer a economia está começando a dar frutos, o que levou o JP Morgan a aumentar sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto da China em 2023 para 5%, em comparação com os 4,8% anteriores.

O ANZ também elevou sua previsão de crescimento para a segunda maior economia do mundo em 0,2 ponto percentual, para 5,1%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

No entanto, uma recuperação duradoura está longe de ser garantida, dizem analistas, especialmente porque a confiança continua baixa no setor imobiliário e exerce um grande peso sobre o crescimento.

"Apesar dos sinais de estabilização no setor industrial e nos investimentos relacionados, a deterioração dos investimentos em imóveis continuará a pressionar o crescimento econômico", disse Gary Ng, economista sênior do Natixis Asia Pacific.

Os dados desta sexta-feira seguiram-se a números de empréstimos bancários melhores do que o esperado, a uma redução nas quedas das exportações e importações, bem como à diminuição da pressão deflacionária.

As vendas de veículos de passeio da China também voltaram a crescer em agosto em relação ao ano anterior, uma vez que descontos maiores e isenções fiscais para veículos elétricos impulsionaram o sentimento do consumidor.

Para sustentar o impulso da recuperação, o banco central da China disse na quinta-feira que reduzirá a quantidade de dinheiro que os bancos devem manter como reservas pela segunda vez este ano para aumentar a liquidez. Mais cedo, o banco também rolou empréstimos de médio prazo que estavam vencendo para injetar mais liquidez no sistema financeiro.

No entanto, os analistas afirmam que são necessárias mais medidas de políticas fiscal e monetária, uma vez que as dificuldades do setor imobiliário, o alto índice de desemprego entre os jovens, a incerteza em relação ao consumo das famílias e as crescentes tensões entre a China e os EUA sobre comércio, tecnologia e geopolítica elevaram o nível de dificuldade para uma recuperação econômica duradoura no futuro próximo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

(Reportagem adicional de Liangping Gao, Albee Zhang e Kevin Yao)

Últimos comentários

Que se dane! Comprei alguns K de Vale na faixa de 61/62 e vendi opções com ela em 69/70. Ja recebi dividendos e os prêmios. A vida é assim. Bolsa sobe, bolsa cai. O negócio é saber aproveitar as oportunidades - nada de deseperar
sempre tem esse mas kkk zuado hein nunca é bom ou ruim
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.