Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Expansão de serviços no Brasil perde força em fevereiro com entrada menor de novos pedidos, aponta PMI

Publicado 04.03.2020, 10:02
Atualizado 04.03.2020, 10:06
© Reuters.  Expansão de serviços no Brasil perde força em fevereiro com entrada menor de novos pedidos, aponta PMI

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) - O crescimento do setor de serviços do Brasil perdeu força em fevereiro, com um volume menor de novos pedidos, produção e empregos acompanhado de enfraquecimento do sentimento em relação aos negócios, mostrou nesta quarta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do IHS Markit.

O PMI de serviços caiu a 50,4 em fevereiro, de 52,7 em janeiro. Assim, o dado ainda permaneceu acima da marca de 50, que separa crescimento de contração, porém atingiu o nível mais fraco na atual sequência de oito meses de expansão.

A pesquisa mostrou que as empresas que registraram crescimento citaram a conquista de novos clientes e vendas melhores. Por outro lado, as que tiveram contração relataram demanda mais fraca e condições desafiadoras de mercado.

O IHS Markit informou que o volume de novos pedidos de serviços cresceu a um ritmo mais lento, mas ainda assim sólido. Três das cinco principais áreas tiveram crescimento, com destaque para Finanças e Seguros. As exceções foram Transporte e Armazenamento e Informação e Comunicação.

"A desaceleração no setor de serviços foi resultado do enfraquecimento das condições de demanda, com as empresas registrando o aumento mais fraco em novos negócios em três meses", avaliou a economista do IHS Markit Pollyanna De Lima.

"Dito isso, quando olhamos os dados vemos uma clara imcompatibilidade no desempenho", completou.

Entretanto, houve quedas contínuas nos novos pedidos do exterior, embora a taxa de contração tenha se enfraquecido em relação a janeiro.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

As empresas de serviços continuaram a contratar funcionários em fevereiro, chegando a sete meses seguidos de criação de vagas diante da demanda mais elevada e das projeções otimistas de crescimento. Entretanto, o aumento da folha salarial foi mais baixo do que em janeiro, com algumas empresas relatando tentativas de redução de custos.

Em relação aos custos, o fortalecimento do dólar aliado aos preços mais altos de alimentos, combustíveis e peças levou a um aumento das despesas operacionais, mas ainda assim a taxa de inflação atingiu uma mínima em três meses em fevereiro.

Ao mesmo tempo que algumas empresas repassaram os custos e elevaram seus preços, outras optaram por deixá-los inalterados como tentativa de se manterem competitivas. Assim, os preços médios cobrados aumentaram apenas ligeiramente no mês.

Ao longo dos próximos 12 meses, os fornecedores brasileiros de serviços preveem crescimento da atividade. Apesar de na mínima em quatro meses, o grau de otimismo segue alto para padrões históricos e sustentado por expectativas de melhores condições econômicas, novos projetos e aprovação de reformas públicas.

O desempenho mais fraco de serviços pressionou o setor privado brasileiro mesmo com a indússtria ganhando tração em fevereiro. Com isso, o PMI Composto caiu para 50,9, de 52,2 em janeiro, igualando o menor nível da atual sequência de oito meses de aumentos.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.