Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Federal Reserve deve reduzir juros em impulso para perspectivas de Biden

Publicado 25.03.2024, 09:23
Atualizado 25.03.2024, 09:23
© Reuters. Presidente dos EUA, Joe Biden
20/03/2024. REUTERS/Kevin Lamarque/File Photo/File Photo

Por Jarrett Renshaw e Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve caminha para reduzir a taxa de juros no momento em que a temporada da campanha presidencial aquece, o que pode dar um impulso ao presidente norte-americano, Joe Biden, já que as pesquisas mostram que os norte-americanos não gostam da maneira como ele lida com a economia.

O Fed pode desempenhar um papel de grande importância - e potencialmente incômodo - no ano eleitoral, ajudando a moldar as atitudes em relação à inflação elevada e aos custos crescentes de moradia, que têm atrapalhado os esforços de reeleição de Biden.

Cortes nos juros também convidarão os críticos - entre eles, o adversário republicano Donald Trump - a argumentar que uma agência criada para ser uma autoridade monetária independente está inclinando a balança política para Biden.

De fato, Trump não está nem mesmo esperando o primeiro corte nos juros para fazer essa afirmação, dizendo à Fox Business no mês passado que espera que o chair do Fed, Jerome Powell, vá "fazer algo que provavelmente ajude os democratas ... se baixar os juros".

A angústia de Trump - e o provável otimismo de Biden - com relação ao assunto é compreensível, dada a grande notoriedade que as taxas de juros passaram a ter entre os consumidores cansados e irritados por suportar a inflação mais alta desde o governo Reagan.

"Os cortes são extremamente populares entre as pessoas. Isso realmente ajudará a aumentar a confiança na economia no momento em que as pessoas estão prestando mais atenção às eleições", disse Celinda Lake, uma das principais pesquisadoras de Biden em sua campanha de 2020, que recentemente fez pesquisas privadas sobre o Fed para um cliente.  

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

MUITO LENTO PARA IMPORTAR?

Os norte-americanos, em pesquisa após pesquisa, classificam a economia no topo ou perto do topo de suas questões mais importantes para o ano eleitoral, e a perspectiva que as autoridades do banco central dos EUA esboçaram na reunião da semana passada é bastante positiva para Biden.

As projeções das autoridades sugerem que ele terá uma economia em crescimento, baixo desemprego, inflação moderada e também crédito mais barato até o dia da eleição, em 5 de novembro.

Os investidores agora preveem cortes nos juros em duas das quatro reuniões do Fed até lá, em meados de junho e novamente em meados de setembro, decisões que Biden poderia apontar como evidência de que o pior da inflação já passou e que podem influenciar as percepções dos eleitores sobre a economia.

Embora o Fed controle apenas uma taxa de empréstimo overnight entre os bancos, as reduções nessa referência - mantida entre 5,25% e 5,50% desde julho passado - se traduzem rapidamente em taxas de hipoteca mais baixas, empréstimos de carro mais baratos e termos de financiamento melhores para pequenas empresas.

A questão é se o que está sendo previsto - cerca de meio ponto percentual de reduções antes de os eleitores irem às urnas - será suficiente para mudar a situação.

Lindsay Owens, diretora da Groundwork Collaborative, um think tank progressista de Washington, está cética quanto a isso. Com a taxa de desemprego baixa, a economia crescendo em um ritmo forte e a inflação ainda sendo uma preocupação, o Fed reduzirá os juros muito lentamente para ajudar Biden politicamente, disse ela.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Estamos em um ambiente de taxas de juros em máximas de 23 anos e conseguir mais um ou dois cortes de 25 pontos-base antes de novembro não muda o fato de que as taxas de hipoteca serão altas", disse Owens.

As pesquisas mostram repetidamente que os norte-americanos dão a Biden avaliações ruins por sua maneira de lidar com a economia dos EUA, em grande parte devido ao aumento dos custos de mantimentos, gasolina e outras necessidades que têm pressionado os pobres e a classe média.

Biden passou grande parte do último ano divulgando a economia forte, mas o esforço fez pouco para mudar as atitudes negativas dos norte-americanos.

(Reportagem adicional de Nathan Layne)

Últimos comentários

Já pagou o Powell?
O FED já é independente e Biden não tem perspectivas, pois está VELHO E SENIL, não aguenta um debate. Os democratas devem considerar a hipótese de substituí-lo por esse motivo o que gerará alguém mais esquerdista que o Biden, e o levará a perder a eleição.
Conversa fiada. O FED tem independência e toma decisões técnicas, equilibradas sem espectro ideológico. Quem escreveu o texto é um especulador, fazendo suposições como se fossem verdades.
eles acham que os EUA é o Brasil, onde a Selic é controlada na canetada.
Verdade!! A Selic está sendo derrubada na base da canetada!!
O senhor Biden não tem culpa com relação à economia, pois o FED tem autonomia nas decisões das taxas. Ele não pode interferir, ele somente pode argumentar, mais nada.
O Biden não está nem aí para os EUA está preocupado apenas com as eleições!!
Biden é o retrato do fracasso, somente pessoas com QI de Pato pra aprovam a sua admiração.
Biden tem TUDO a ver com a economia, POIS GASTA DEMAIS, o juro é consequência da dívida pública. COMO AQUI.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.