Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Federal Reserve: Semana inicia e com expectativa de manutenção nos juros nos EUA

Publicado 18.09.2023, 19:43
© Reuters.

Investing.com – Neste início de semana, as atenções dos investidores se voltam para a decisão sobre a taxa de juros do Federal Reserve, que será anunciada nesta quarta-feira, 20. A expectativa consensual é de que Federal Open Market Committee (FOMC, na sigla em inglês), mantenha as fed funds estáveis em uma faixa de 5,25% a 5,50% após uma reunião de dois dias.

Nesta segunda, 18, ampla maioria acreditava nessa hipótese, ou 98% dos investidores, segundo a ferramenta Monitor da Taxa de juros do Federal Reserve, do Investing.com.

SAIBA MAIS: Acompanhe o monitor da taxa de juros do Fed

Os investidores estarão atentos às previsões econômicas, que serão divulgadas no documento em conjunto com o anúncio, e nas falas do chairman do Fed, Jerome Powell, em coletiva de imprensa. As indicações dos formuladores de políticas sobre os planos para o restante do ano e a visão do Fed a respeito da inflação no mercado americano estarão no foco, após um processo de desinflação que vem se mostrando mais difícil do que o esperado, com um mercado de trabalho considerado resiliente. Os dirigentes do Fed vêm apontando a possibilidade de conter a inflação sem uma recessão – mas ainda há dúvidas se o “pouso suave” irá se concretizar, de fato. Assim, a atualização das projeções dos membros do comitê para as principais variáveis macroeconômicas deve auxiliar no alinhamento das expectativas para os passos futuros da política monetária.

A entidade responsável pela política monetária dos Estados Unidos avalia a conjuntura macroeconômica com base em novas informações disponíveis para definir o próximo capítulo deste ciclo de aperto – o mais agressivo em quatro décadas, lembra Antonio van Moorsel, estrategista-chefe da Acqua Vero Investimentos, que está em linha a expectativa de manutenção da taxa de juros no patamar atual.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

“Sem declarar o término desta campanha, o comunicado deve adotar um tom rigoroso, em harmonia com o discurso de Jerome Powell no simpósio de Jackson Hole, quando o banqueiro alertou que o Federal Reserve está preparado para aumentar ainda mais o juro, caso seja necessário, e afirmou que pretende mantê-lo em nível restritivo até que a inflação esteja em uma trajetória convincente em direção à meta oficial do banco central”, acredita.

Gabriel Fongaro, economista sênior do Julius Baer Brasil, concorda com essa visão, mas destaca que como ainda há uma dose elevada de incerteza para o cenário americano nos próximos trimestres, o Fed deve deixar a porta aberta para uma nova elevação nos juros na reunião de novembro. “Até lá, o Fed terá informações mais atualizadas sobre o desenvolvimento da economia neste segundo semestre, que pode auxiliar no diagnóstico se a economia americana precisa de uma dosagem maior de aperto monetário para que a inflação recue para a meta de 2,0% nos próximos anos”, completa.

A atividade econômica surpreendeu positivamente nos últimos meses, mostrando uma economia mais resiliente que o esperado no ambiente de juros mais altos. No entanto, o questionamento do mercado é se essa economia mais forte pode atrasar o processo de desinflação em curso, pondera Fongaro.

Após dois meses com sinais importantes de robustez no processo de desinflação em junho e julho o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de agosto mostrou uma inflação mais forte que a esperada, aumentando as dúvidas, recorda o especialista do banco suíço.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Mesmo assim, Greg Wilensky, chefe de renda fixa dos EUA na Janus Henderson, também avalia que os últimos dados da inflação no mercado americano não mudam a perspectiva de que o Fed deve manter a taxa de juros estável. “Acreditamos que provavelmente vimos o último aumento da taxa para este ciclo, pois os dados econômicos que o Fed verá nos próximos meses os manterão em espera e permitirão que o impacto de 5,25% dos aumentos anteriores desacelere a economia e a inflação”, reforça.

Últimos comentários

isso são narrativas criadas para derrubar o mercado e arrumarem motivo de comprar ações baratas por um bom tempo ...até que aí o mercado explode p cima e vc mais uma vez ficou de fora...portanto caiu comprou ...subiu parou ...simples assim ..fica a dica .
Sai do fake, caio vicentino kkkk
Não existe pouso suave, (graças a Deus pra quem acredita). A recessão é momento de oportunidades, a mão de obra é forçada a se especializar mais, os preços caem, o custo de vida diminui, faz parte do ciclo, o dólar está muito valorizado ainda e isso começa a afetar a balança comercial americana. O endividamento está alto, as poupanças baixas, é hora de pagar a conta e planejar um futuro mais sólido.
Vendido em SP500 a 4.500 alvo 3.500
para de palhaçada! Ainda tem gente que cai nesse papo?😆😆😆
Se o mercado quer manutenção, então o Fed irá fazer manutenção.. sem surpresas
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.