Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

FOMC: Analistas esperam que Fed mantenha juros, de olho nas projeções econômicas

Publicado 11.12.2023, 11:44
Atualizado 11.12.2023, 12:39
© Reuters

Investing.com – O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) inicia nesta terça a reunião de dois dias para decidir os rumos política monetária dos Estados Unidos. A expectativa do mercado é de que o Comitê decida pela manutenção das fed funds na faixa entre 5,25% a 5,50%, com anúncio previsto para quarta, 13, às 16h (horário de Brasília). Além da escolha pelo patamar de juros, investidores estarão atentos às projeções econômicas dos membros do Fed em busca de pistas sobre eventual início do ciclo de cortes, e ainda devem repercutir as falas do presidente Jerome Powell, que responde questionamentos da imprensa a partir das 16h30. Na última reunião, o Fed manteve os juros neste patamar.

CYBER MONDAY Prorrogada: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor”

“Nenhuma ação por parte do banco central é vista como o resultado mais provável, já que os investidores acreditam que o Fed já concluiu o aperto. Depois de aumentar os custos dos empréstimos em 525 pontos base desde março de 2022, espera-se que o Fed mantenha as taxas de juros inalteradas pela terceira reunião consecutiva”, reforça Jesse Cohen, analista do Investing.com.

Nesta segunda, 99,8% dos analistas de mercado acreditavam nessa hipótese, segundo a ferramenta Monitor da Taxa de Juros do Federal Reserve, também do Investing.com. Apenas 0,2% projetavam uma alta de 0,25 ponto percentual.

Segundo a Guide Investimentos, o Federal Reserve tende a realizar uma parada hawkish. Ou seja, “confirmando que encerrou o ciclo de alta dos juros, mas ao mesmo tempo reforçando que as taxas devem seguir elevadas, higher for longer”.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Os investidores ainda devem repercutir antes da divulgação do Fed os dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) nesta terça, após a divulgação de um relatório de empregos payroll acima do esperado na última sexta.

Cyber Monday

A economia americana criou 199 mil empregos não-agrícolas em novembro, acima das 180 mil vagas esperadas para o período e dos números prévios de 150 mil. Já a taxa de desemprego ficou em 3,7% da força de trabalho, ante 3,9% de projeções e dado anterior.

Os dados ainda demonstraram elevação na taxa de participação de trabalhadores na PEA de 62,7% para 62,8%, enquanto o salário médio por hora teve variação de 4,0% na base anual, conforme projeções e dado prévio revisado.

Bruno Corano, economista e CEO da Corano Capital, avalia que esses resultados podem ser interpretados de maneira ambígua, pois notícias que poderiam ser consideradas boas podem, na verdade, impactar de forma negativa. “O Fed mantém sua postura de não reduzir os juros até que haja sinais evidentes de desaceleração econômica nos EUA. Antes se especulava que essa mudança poderia ocorrer no final do primeiro semestre do próximo ano, mas agora há dúvidas e especulações de que talvez seja mais tardio, talvez em setembro", destaca, ao reforçar a importância do monitoramento constante dos indicadores para ajustar as políticas monetárias conforme a evolução da economia.

“Os dados levantaram inicialmente preocupações de que a economia estava muito forte para que a inflação arrefecesse o suficiente para que o Fed começasse a recuar na sua política de juros. Por outro lado, o relatório mensal sobre o emprego também apoiou a ideia de que o Fed está a levando a economia dos EUA para um soft landing, uma recuperação econômica num contexto de queda da inflação”, concorda Cauê Ribeiro Valim, da área de Alocação e Inteligência da Avenue.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Projeções Econômicas

Os investidores estarão atentos às projeções econômicas, as chamadas dot-plots, que serão divulgadas em conjunto com o comunicado. “As especulações sobre a abordagem do Fed à inflação, às taxas de juro e às potenciais mudanças políticas têm sido abundantes nas últimas semanas, intensificando-se à medida que os dados econômicos continuam a apresentar um quadro misto”, recorda Cohen.

Para a Janus Henderson Investors, dados de emprego melhores do que o esperado no mercado americano podem adiar os esperados cortes nos juros. “Os dados recentes provavelmente levarão o Fed a pensar que as taxas de juros dificilmente serão cortadas tão rapidamente em 2024, como o mercado vinha precificando recentemente, podendo ser um caso de maior do que o mercado quer ou espera".

A Janus Henderson Investors projeta que a mediana da projeção de pontos para os fed funds no final de 2024 seja menor do que a projeção de setembro de 5,13%. No entanto, aposta ser “provável que não caia tão longe quanto está sendo sugerido pelo mercado de futuros”, após as últimas divulgações.

Últimos comentários

O FED vai manter os juros nessa e na próxima reunião, mas na de 20 de março possivelmente inicia o ciclo de cortes nos juros, um corte de 0,25% que seguirá nas reuniões seguintes, fechando 2024 com juros em 4%.
papagaio de pirata.
passa os nrs da megasena tbm
To contando com isso
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.