Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

IGP-M dispara 23,14% em 2020 e tem maior avanço acumulado em 12 anos, diz FGV

Publicado 29.12.2020, 08:34
© Reuters. Consumidor faz compras em supermercado do Rio de Janeiro
ZS
-
ZC
-

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) encerrou 2020 com alta acumulada de 23,14%, no resultado mais elevado para um ano em 12 anos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

A alta em 12 meses ficou bem acima da taxa de 7,30% com que o IGP-M terminou 2019, e é a mais forte desde 2002, quando o IGP-M subiu no ano 25,31%.

A meta central de inflação do governo para os preços ao consumidor este ano é de 4%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos, medida pelo IPCA.

Em dezembro apenas, o IGP-M desacelerou a alta a 0,96% de 3,28% no mês anterior, ficando abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters para o dado mensal de uma alta de 1,13%.

No mês, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, subiu 0,90%, de 4,26% em novembro, acumulando em 12 meses avanço de 31,63%.

O destaque em 2020 ficou para o avanço de 59,96% das Matérias-Primas Brutas, embora tenham passado a cair 0,74% em dezembro depois de alta de 5,60% em novembro.

"O grupo que exerceu maior pressão inflacionária no índice ao produtor por estágios de processamento cedeu no último mês de 2020. As principais contribuições para este movimento partiram das commodities: soja (11,91% para -8,93%), bovinos (7,40% para -0,58%) e milho (21,85% para -2,17%)", explicou o coordenador dos índices de preços, André Braz.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Os preços da soja e do milho seguem em alta em bolsas internacionais e tal movimento pode limitar a magnitude das quedas nas próximas apurações”, completou.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30% sobre o índice geral, acelerou a alta a 1,21% no último mês do ano, de 0,72% em novembro, chegando a 4,81% no acumulado do ano.

No IPC, a maior alta acumulada em 12 meses foi registrada por Alimentação, de 12,69%. Por outro lado os custos de Vestuário tiveram no ano queda de 1,32%.

O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), por sua vez, registrou alta de 0,88% em dezembro, de 1,29% em novembro, e terminou o ano com alta de 8,66%.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

Últimos comentários

Se a soja e o milho caírem nada muda. conversa para Gado dormir.
INFLAção ALTA = IBOV 45kkkkk *** Não digam que eu avisei *** Vacinação da população CORRIGE isso ; )
Em geral, os ativos tendem a acompanhar a inflacão gerando uma falsa impressão de ganho. Quem paga o pato mesmo é o povo que nao tem sobra para investir em bolsa, imoveis, ....
Retomada em V... de V-enezuela *** Obrigado, Bolsonaro por PROCRASTINAR as vacinas ***
Não sou economista, apenas vivi , os 80 % de inflação ao mès  do presidente Sarney ...acho q os principais problemas  são a CORRUPÇAO e as gráficas  fazendo dinheiro , alias não precisa gráfica é só inserir  um zero a mais a direita na contabilidade , no computador e pronto ...a inflação tá aí de volta com tudo !
Quanto amadorismo... toda vez que existe uma crise global os investidores procuram moedas fortes, isso aconteceu em todo o mundo, somando-se ao Congresso que nao aprova ($$$) os projetos do governo (de Segurança/Anti-corrupção à reforma administrativa - protegem bandidos e vagabundos) e o STF que IMPEDIU o Executivo Federal e colocou na mao dos governadores e prefeitos toda a gestao da pandemia. Importante, IGPM NÃO é Inflação Geral, foca apenas em alguns segmentos muito específicos da economia, informem-se para nao passar vergonha.
mais um economista formado pela Globo News e com por no Manhattan Conectiob. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Gilberto Brunato me lembra muito o militontos da Dilma de saias com a velha desCULPA do Congresso do Eduardo Cunha que não aprovava nada. Se a lógica (ou falta dela) for essa, o DÓLAR que parecia caro na época da Dilma era por causa da "crise global externa"?? E a "marolinha" do Lula era por causa da quebradeira dos bancos nos EUA?? *** Conta outra, militante do Bolsonaro ; )
 A globo fez uma lavagem cerebral neste militantes da esquerda, não sei o que eles estão fazendo aqui, quem opera não chora, só chora se perder uma boa compra.
Pauno Guedes e seu dólar a 5.50
Paulo Guedes e Bozo VERGONHA.
Populistas. Caracas é aqui.
Agradeça a tuna do fica rm casa, economia agente vê depois e tambem ao nosso Congresso e STF que sabotaram o governo e causaram instabilidade fasendo o dólar subir.
Fabio Piloto a Dilma de saias tinha essa velha desCULPA do Congresso do Eduardo Cunha que não aprovava nada ; )
Bolsonaro não viu nem a saúde e nem a economia
Culpar governadores pelo fiasco que se encontra o Brasil so prova a incompetencia desse governo! E idiotas perdendo suas mixarias e dizendo “ta certo o mito”! Kkkkk
Quem tem IDVL3 na carteira como fica? Hoje é o ultimo dia de negociacao.
Maior inflação da DÉCADA. GOVERNO Espetacular!
#FiqueEmCasa
Meu contrato subiu 18% esse ano! Fora Bozonaro!
Jura?!? Achei que com a pandemia, que destroçou as economias do mundo todo, seria o mais baixo em 12 anos.
LOCKDOWN + IMPRESSÃO DE MOEDA DE FORMA BRUTAL = INFLAÇÃO
 a vacina corrige isso ; )
o titulo diz a maior alta em 12 anos e corpo da matéria fala a maior alta desde 2002. Culpa do estagiário? rs
o titulo diz a maior alta em 12 anos e corpo da matéria fala a maior alta desde 2002. Culpa do estagiário? rs
Quem tem IDVL3 na carteira como fica? Hoje é o ultimo dia de negociacao.
Tudo sob controle do Jegues e seu estagiário no BC. Se seus trades em dólar e bolsa vão bem, que se explodam o povo que vai ao supermercado. Enquanto isso o Rei segue com suas rachadinhas já que não entende nada de economia para especular com bolsa e dolar
Normal, todos consumindo e pouca produção, resultado, inflação. Mas 2021 vai ser muito bom.
 Este é um dos fatores também (juro baixo para reduzir o CUSTO DA DÍVIDA, dívida esta que AUMENTOU MUITO com a FARRA dos auxilios e dinheiro para combater o COVID, que não surtiu efeito diga-se de passagem).
 Coitada, pedindo impeachment só por questões emocionais? Por favor....Invista seu dinheiro na bolsa o site aqui é pra isso, não pra ficar baboseira ideológica.
 Burrinha demais Juliana, a volta da inflação se dá com políticos gastando dinheiro que o ESTADO NÃO TEM (impressora)..!!!! Simples assim...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.