Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Combustíveis pesam e IGP-M passa a subir 0,37% em setembro, diz FGV

Publicado 28.09.2023, 08:16

SÃO PAULO (Reuters) - O aumento dos preços dos combustíveis pesou tanto para o produtor quanto para o consumidor e o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) registrou alta de 0,37% em setembro, após queda de 0,14% no mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

A expectativa em pesquisa da Reuters com analistas era de um avanço de 0,40%.

Com o resultado do mês o índice passou a acumular em 12 meses queda de 5,97%.

De acordo com o coordenador dos índices de preço na FGV, André Braz, o indicador do mês reflete o reajuste grande de combustíveis anunciado em meados de agosto pela Petrobras (BVMF:PETR4) -- aumento de 16,3% nos preços médios da gasolina e de 25,8% nos do diesel vendidos a distribuidoras.

Segundo ele, não fosse isso, tanto o índice de preços ao produtor quanto ao consumidor no IGP-M do mês teriam apresentado deflação.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, subiu 0,41% em setembro, após queda de 0,17% no mês anterior.

No IPA, a alta dos preços do óleo diesel disparou para 20,74% em setembro, de 4,15% em agosto. Já a gasolina automotiva passou a subir 13,24%, de alta de 0,77% antes.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, avançou 0,27% em setembro, de recuo de 0,19% em agosto.

A maior contribuição para o resultado do IPC foi dada pela alta de 1,75% de Transportes, sob o peso da gasolina, cujo preço subiu 5,01%, ante 0,64% no mês anterior.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu no período 0,24%, repetindo a taxa de agosto.

O IGP-M calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

(Por Luana Maria Benedito e Camila Moreira; )

Últimos comentários

petróleo perto dos usd95... dolar já passou os 5... tic tac tic tac... vai congelar os preços e quebrar a Petrobras ou vai repassar para a inflação???
Lindinho torcendo contra o proprio  pais?? hahahahha. Ta preferindo defender seu ladrão de estimação do que o pais onde vive sua familia??? Esse seu pastor convenceu que você precisa fazer papel de idiota?
IGP-M demonstra claramente que Bolso usou de desinformação ao culpar os governos estaduais que o encarecimento dos combustíveis resultava da parte incidente do ICMS, e todos sabem que não é verdade, terceirizando a responsabilidade, baixou o imposto na canetada pra dizer ser “bonzinho” às vésperas do pleito, mas os fatos se sobressaem subsequentemente tanto que houve aumentos posteriores devido à paridade Internacional e em dólar, mecanismo neoliberal e tornando o governo refém dos agentes especuladores de mercado.
Agora vamos fazer o L de LASCADOS...
Chooora, neoliberal!!! Seu Pedido sendo atendido com esse aumento de combustíveis kkk
Amor voltou, com a barriga esvaziando, e logo ele irá embora, sabe nada inocentes
Gado segue torcendo contra!!! Entra vendido e deixa de ser chorão covarde.
ptzada tem memória curta... critica hoje o que fizeram os últimos 4 anos...
Pois é, Bozo é tão burro quanto a Dilma e tao ladrão como o Lula. Pena que seu pastor não lhe ensinou. So quer sabrer de estorquir os idiotas.
Petróleo acima de $90, dólar acima de $5 e subindo, inflação subindo mesmo com preços dos combustíveis congelados! Impostos subindo e arrecadação despencando!
foi só colocar o cara lá no ibge que a inflação não subiu tanto... até a aprovação do turista do cpx tá melhorando...
Materia ainda tenta passar um.pano danado. 40 anos de ideologizacao fizeram isso com esta galera.
IGPM 12 meses -5% e mensal 0,37. Gado que torce contra o proprio pais para defender ladrão de estimação fica desesperado!!!!
e as varejistas fazendo o L... bhia3 tá mais barata que amar3 e amer3... a magaLula vem logo atrás...
Mtas faliram,,, bozo3,, jegu4,,,
graças ao mula3... pste4...
Bozo,,, tragédia na pandemia e no governo,,, deixou um monte de boçais,,,,
Reduzir os juros para conter inflacao resolve em paises que possuem seguranca juridica, nao é o caso do Brasil.
é verdade, quem não lembra dos atos de 7 de setembro em que se falava que não iria acatar ordem judicial, prova maior que essa de falta de segurança jurídica não tem.
Ué, não era só reduzir os juros? com este desgoverno todos estão ferrados.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.